Como identificar aranhas pela cor e pelo tamanho

Escrito por brenna davis | Traduzido por paula sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar aranhas pela cor e pelo tamanho
A maioria das aranhas constroem teias para capturar suas presas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Há mais de 30.000 espécies conhecidas de aranhas no mundo, e entomologistas estimam que deve haver um total de 100.000 espécies delas. Consequentemente, identificar aranhas pode mostrar-se um desafio. Contudo, com observação cuidadosa, uma aranha pode ser reduzida a uma família particular de aranhas. Embora muitas delas sejam, tecnicamente, venenosas, pelo fato de injetarem veneno quando mordem, poucas possuem veneno forte o suficiente para causar danos às pessoas. Aranhas são uma importante parte do sistema ecológico e desempenham um papel vital na prevenção de super população de insetos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Inspecione as pernas da aranha. Embora todas as aranhas e aracnídeos possuam oito pernas, a aparência delas diferem vastamente de espécie para espécie. Aranhas com pernas longas e corpos ovais podem ser aranhas-lobo, que caçam suas presas ao invés de construírem teias. As pernas delas são normalmente de uma só cor. Salticidaes (''aranhas saltadoras'') são conhecidas por suas pernas altas, articuladas e peludas e por terem corpo arredondado. Elas são comuns nos Estados Unidos e são ocasionalmente confundidas com tarântulas. Salticidaes podem pular mais de 40 vezes a sua própria altura.

    Como identificar aranhas pela cor e pelo tamanho
    Aranhas-lobo possuem pernas longas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Procure por marcas nas aranhas. Embora elas possuam uma grande variedade de cores, as cores padrões podem frequentemente ajudar a reduzi-las a uma família particular. As Araneidaes (aranhas-tecelãs) normalmente possuem corpo preto com pontos coloridos brilhantes. Suas pernas podem ser coloridas também. Abdomens das aranhas-lobo são principalmente marrons ou pretos com listras claras dos lados. Ctenizidaes possuem grandes cabeças que frequentemente não são da mesma cor que seus abdomens. Com cores brilhantes, aranhas parcialmente transluzentes encontradas em teias podem ser aranhas-cribelada-de-mancha-vermelha.

    Como identificar aranhas pela cor e pelo tamanho
    Argiopes amarelas e pretas são uma espécie de Araneidae (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  3. 3

    Repare no tamanho da aranha. Ctenizidaes e Salticidaes estão entre as maiores aranhas encontradas na América do Norte. Embora elas parecem intimidadoras, não são nem agressivas nem venenosas aos humanos. Aranha-lobo e Dolomedes são de tamanho médio. Aranhas-lobo são mais comuns em jardins e em casa, Dolomedes preferem viver perto de corpos d'água. Aranhas-cribelada-de-mancha-vermelha e as Thomisidaes estão entre as menores aranhas de jardim.

  4. 4

    Procure por sinais de que as aranhas possam ser venenosas. As aranhas venenosas mais comuns nos Estados Unidos, a viúva negra e a aranha marrom, possuem marcas distintas. A viúva negra é preta com formas de ampulheta vermelha no abdômen. Elas também podem apresentar pontos vermelhos em seus corpos. A aranha marrom possui corpo grande, proporcional a sua cabeça e apresenta marcas bronzeadas em forma de violino em seu variado abdômen marrom.

    Como identificar aranhas pela cor e pelo tamanho
    Viúvas negras são pretas com marcas vermelhas (Ian Waldie/Getty Images News/Getty Images)
  5. 5

    Verifique por formas de corpos distintos. Thomisidaes (aranhas caranguejo) são pequenas e podem apresentar protuberâncias saindo de seus abdomens ou cabeças. São nomeadas por sua aparência de caranguejo e por construírem teias nos jardins. Theridiidaes possuem abdômens bem arredondados e cabeças minúsculas. Elas frequentemente possuem cores claras com marcas brilhantes. Essas aranhas fazem suas teias em plantas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível