Como identificar o artista de uma pintura

Escrito por robert vaux | Traduzido por paula bertolino
Como identificar o artista de uma pintura
Identificar o artista de uma pintura pode ser fácil (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Identificar o artista de uma pintura pode ser muito fácil se a assinatura estiver claramente visível. No entanto, as coisas se complicam um pouco quando nenhuma assinatura é facilmente vista ou quando a autenticidade da pintura não é certa. Para identificar corretamente o artista, é preciso um pouco de conhecimento e vontade de fazer algumas investigações. Dependendo da intensidade de sua busca, ela pode ser tão simples como ir à biblioteca local ou tão complicada como resolver um crime secular.

Instruções

    Como identificar o artista de uma pintura

  1. 1

    Estude história da arte. Conheça os diferentes movimentos históricos, os mestres que lhes moldaram e as formas em que influenciaram os artistas subsequentes. Entenda também as metodologias usadas em diferentes períodos artísticos: os pincéis, as tintas, etc. Saber o estilo de uma determinada pintura pode ajudá-lo a identificar o movimento durante o qual foi pintado, e saber os materiais usados pode estreitar ainda mais a pesquisa sobre a data em que foi feito, o que ajuda muito a determinar o artista.

  2. 2

    Pesquise quantos artistas diferentes puder. Cada um tem um estilo único, formado até certo ponto pelo período em que ele viveu, mas também refletindo sua visão singular. Conhecimento a fundo de estilos pode te ajudar a identificar determinados artistas rapidamente, em alguns casos. Você pode notar pequenos detalhes e características que apontam o criador de um trabalho. Se você suspeita que uma determinada obra foi criada por um artista específico, você pode pesquisá-lo, mas um conhecimento amplo de vários artistas diferentes pode te mover na direção certa, mesmo que você não tenha nem ideia de quem o pintou.

  3. 3

    Verifique a pintura de perto para identificar suas características. Comece com o estilo: as técnicas usadas para criar a imagem, o assunto. Se você tiver acesso aos materiais certos, teste a pintura para ver sua idade e composição; contate uma universidade ou museu local para obter informações da melhor forma de fazer isso. Procure por pistas que levem a um determinado artista, como um modelo ou assunto específico, e explore a partir daí. Quanto mais evidências você conseguir juntar apontando para um determinado artista, mais poderá eliminar outras possibilidades e determinar definitivamente o criador de uma obra.

Dicas & Advertências

  • Em alguns casos, pode não ser possível isolar um artista específico. Se ele não é muito conhecido, por exemplo, você pode ter que se contentar com um palpite educado. Faça seu melhor quando tentar determinar a identidade de um artista, mas entenda que poderá sempre haver um pouco de dúvida.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível