Como identificar uma árvore pela sua semente

Escrito por michelle brunet | Traduzido por daniel ranieri negri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar uma árvore pela sua semente
Fruta de sâmara contém sementes de bordo (maple tree seeds image by cvrgrl from Fotolia.com)

Sementes de árvore são revestidas ou presas a uma fruta. Assim como uma maçã crescendo em um pomar contém sementes no seu núcleo, cada escama de pinha possui uma semente. Diferenciando entre diferentes tipos de frutas com sementes, como pinhas, castanhas ou frutas silvestres, vai lhe ajudar a identificar árvores no seu quintal ou na área verde mais próxima. Além disso, usar folhas ou conjunto de pontas e características da casca como pistas, irão lhe ajudar a ter uma identificação mais confiável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livro guia de identificação
  • Recursos de identificação na internet

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Realize algumas pesquisas online preliminares ou na biblioteca local para descobrir quais árvores em comum há na sua região. Crie alguns rascunhos de frutas e organize-os com os nomes das árvores correspondentes. As cartas de identificação de árvore da universidade de Winsconsin possuem figuras coloridas de diversas árvores frutíferas que lhe ajudarão.

  2. 2

    Procure por frutas, tanto presas aos galhos das árvores, como no chão ou próximo à árvore.

  3. 3

    Determine se a árvore é conífera ou não. A árvore conífera ou sempre-vivas possuem folhas pontiagudas. Normalmente coníferos possuem pinhas, mas algumas possuem frutas silvestres. Por exemplo, um teixo americano possuem frutas vermelhas e a zimbro possuem mirtilo. As pinhas mais largas, com 7 cm de largura ou mais, pertence à muitas espécies, como o pinho branco e o abeto da Noruega. O pinho branco é o que tem as maiores escamas externas protetoras contra a do abeto, que são escamas mais finas. Algumas das menores pinhas pertencem ao lariço-americano e cicuta e são menores do que 2 cm. Pinhas de cicuta parecem pequenas rosetas e as pinhas de lariço-americano podem possuir um tom avermelhado ou rosado.

    Como identificar uma árvore pela sua semente
    Cada escama de pinha tem uma semente (winter pine cone image by Mary Lane from Fotolia.com)
  4. 4

    Determina se a fruta é do tipo vagem, noz, amento ou sâmara e se a árvore é decídua (não conífera). Uma vagem, assim como as ervilhas, é alongada e possui muitas sementes dentro. Cercis, acácia-americana e robínia pseudo acácia são exemplos de árvores que podem gerar vagem. Árvores que geram nozes podem produzir frutas com cascas suaves ou cascas espinhosas. Nozes de castanheiro-da-índia e faia possuem cascas espinhosas, enquanto nozes de nogueira e caia tem revestimentos lisos. Árvores como salgueiros, álamos e choupe produzem frutas alongadas e peludas chamadas amentos. Frutas de sâmaras possuem asas que aparentam voar quando caem das árvores. Árvores como fraxinus e bordo são exemplos de produtores das frutas-aladas.

    Como identificar uma árvore pela sua semente
    Salgueiro produz frutas do tipo amento (willow buds image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)
  5. 5

    Determine se a árvore decídua possui castanha, frutas silvestres ou frutas suculentas. Castanhas são produzidas por árvores de carvalho e são redondas com tampa. Por exemplo, carvalho macrocarpa possuem tampas com pelos, enquanto o carvalho americano possuem tampas lisas e finas. Algumas árvores produzem o que nós normalmente chamaríamos de fruta, tanto na forma de baga ou largas e suculentas. Para identificar essas árvores, guias com fotos são de grande ajuda. Exemplos, de tais árvores incluem cerejeira-negra, ilex opaca, amoreira, ameixeira, macieira, pessegueiro e sumagre.

    Como identificar uma árvore pela sua semente
    Castanhas de fruta revestem sementes de carvalho. (PIle of acorns image by palmer530 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível