×
Loading ...

Como identificar árvores pelas folhas e frutos

As folhas e frutas produzidas pelas árvores ajudam a facilitar o processo de identificá-las. Embora a identificação apropriada pelas folhas e frutas possa ser uma forma elementar de classificar uma planta, esse método é ideal para aqueles que não frequentam áreas arborizadas ou outros locais naturais. Apesar de você poder identificar as árvores mais pelas suas folhas e frutas durante primavera, verão e outono, aprender como reconhecer as árvores pode ajudá-lo caso você se perca em uma mata e precise encontrar algo para comer.

Instruções

Conheça as folhas e os frutos das árvores da sua área (apple image by dinostock from Fotolia.com)

    Folhas

  1. Olhe para as folhas na árvore, sem tocar a planta caso você tenha alergias. Observe se as folhas são simples como uma lâmina ou compostas com várias folhas pequenas saindo de uma haste de folha central. Além disso, as folhas podem ter um formato oval, alongado e laminado, em forma de coração irregular e formatos específicos da espécie como lobadas e folhas divididas como o carvalho e o bordo. As árvores frutíferas normalmente contêm folhas com formato oval e extremidades regulares.

    Loading...
  2. Observe as cores das folhas durante o outono para ajudar a determinar o tipo de árvore. As folhas do bordo vermelho se tornam um vermelho brilhante característico no final do outono, enquanto as folhas do álamo se tornam amarelas no outono. Folhas que aparentam agulhas e que permanecem verdes o ano todo indicam que a árvore é parte da família das perenifólias que incluem os pinheiros, cedros e abetos.

  3. Observe as veias através das folhas, as bordas e pontas das folhas para distinguir entre árvores da mesma família. O carvalho preto, por exemplo, tem folhas com extremidades pontudas, enquanto as do carvalho branco têm extremidades arredondadas.

    Fruta

  1. Examine a fruta na árvore sem tocar a planta para evitar reações alérgicas. Observe a cor da fruta. Todas as árvores produzem alguma forma de fruto, seja na forma de baga, pacote de sementes, pinha, noz ou fruta carnosa como uma maçã, pera ou laranja. Muitas frutas mudam de cor durante a primavera até o amadurecimento durante o final do verão e o começo do outono. Por exemplo, muitas espécies de maçã se transformam de verde para vermelho à medida que elas amadurecem, enquanto outras espécies permanecem verdes.

  2. Observe o formato da fruta. Esse método permite identificar automaticamente as árvores com frutas conhecidas. A maioria das pessoas conhece a aparência da maçã, laranja, banana, tangerina, pera e limão, então identificar essas árvores leva apenas alguns segundos. Outras árvores, no entanto, são mais difíceis de identificar sem conhecer como é a fruta.

  3. Observe a formação da fruta. Com a mão protegida, remova uma fruta e examine a casca. Frutas de casca dura pertencem à família das árvores produtoras de nozes, enquanto as frutas com casca macia são comuns a árvores que produzem bagas. Frutas espinhosas ou escamosas ajudam a identificar árvores como pinheiros, abetos e cedros.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...