on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar os cágados macho e fêmea

Atualizado em 28 fevereiro, 2018

O termo cágado é utilizado para quaisquer espécies de tartarugas comumente encontradas pântanos, lagos ou outras áreas úmidas. Na América do Norte alguns tipos são mais comuns como a tartaruga-da-madeira e o cágado do pacífico, ambos do mesmo gênero, Clemmys, geralmente são considerados cágados. Outras espécies como as tartarugas pintadas estão mais distribuídas e podem ser colocadas na mesma categoria. Uma parte desses répteis apresenta dimorfismo sexual, tratos físicos que diferem entre os gêneros, sendo assim, os observadores mais atenciosos podem distinguir as fêmeas após uma breve inspeção.

Instruções

Uma grande parte das espécies de tartarugas podem ser consideradas cágados (eastern painted turtle (chrysemys picta) image by Bruce MacQueen from Fotolia.com)
  1. Olhe para a parte inferior do cágado, a porção inferior do casco é chamada plastrão. Um cágado macho geralmente têm um plastrão côncavo, uma adaptação para montar nas fêmeas. As fêmeas têm uma parte inferior reta.

    Loading...
  2. Procure pela cavidade anal. Nos cágados macho, ela geralmente fica localizada nas dobras da carapaça, próxima a ponta da cauda, outra adaptação para a copulação. Nas fêmeas, a abertura geralmente é próxima a base da cauda, debaixo da sombra da carapaça.

  3. Observe a coloração. Nos cágados do pacífico, os machos geralmente têm um tom mais claro que as fêmeas. Os cascos das fêmeas também exibem um padrão de imagens mais complexo. As gargantas dos cágados macho geralmente são avermelhadas, enquanto a garganta das fêmeas é amarelada. Em tartarugas-pintadas, os machos têm queixos escuros e uma pigmentação negra ao longo da mandíbula, assim como olhos marrons; as fêmeas têm queixos e mandíbulas amareladas além de olhos laranjas.

  4. Confira as dimensões da cauda. Muitos cágados macho têm uma cauda significativamente maior que a das fêmeas.

  5. Examine as garras. Em algumas espécies de cágados, incluindo o cágado pesado e o pintado, os machos têm garrafas muito mais longas que as fêmeas, utilizando-as em rituais de acasalamento.

  6. Analise o tamanho, especialmente se você tiver mais de um cágado para observar. As dimensões corporais variam consideravelmente entre os indivíduos, isso é um diagnóstico menos preciso para definir o gênero. As fêmeas do cágado pintado são maiores que o macho enquanto as tartarugas-da-madeira machos são maiores que suas fêmeas.

Loading...

Aviso

  • Certifique-se de que as leis dos departamentos de cuidados ambientais da sua região definem a legalidade para manusear esses animais. Nunca cause dano a eles. Se você puder, apenas observe de longe e nunca toque no réptil.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...