Como identificar capacitores SMT ou SMD

Escrito por kurt schanaman | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar capacitores SMT ou SMD
Capacitores SMT podem ser identificados através do código ou da medição da capacitância (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Os componentes eletrônicos atuais continuam a diminuir de tamanho, permitindo que os dispositivos eletrônicos fiquem mais compactos a cada dia que passa. Os menores desses componentes são soldados em espaços minúsculos na superfície das placas de circuito impresso. Eles são chamados de "dispositivos montados na superfície" (SMD, em inglês), e a tecnologia deles é conhecida como "tecnologia montada na superfície" (SMT, em inglês). Os capacitores SMT são tão pequenos que a informação impressa neles é limitada. Existem duas maneiras de saber o valor de um capacitor: olhar pelo seu código de identificação ou medir a capacitância.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lupa
  • Computador com acesso à internet
  • Medidor de capacitância

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Inspecione todos os lados do capacitor SMT com a lupa. Se necessário, segure o componente em um local bem iluminado para ajudá-lo a enxergar qualquer código marcado nele. Gire-o lentamente e procure por um código de três dígitos (às vezes quatro) na superfície. Se o fabricante imprimiu algo assim, é possível verificar através do "Livro de códigos SMD" na internet. Se encontrar um código, continue no Passo 2, senão, vá para o Passo 3.

  2. 2

    Abra uma página de navegador em qualquer computador com acesso à internet e procure por "The SMD Code Book", de R.P. Blackwell (veja Recursos 1). Procure pela coluna esquerda do livro online. Localize a seção chamada "1st Character of Code" na parte superior da seção esquerda, e clique na letra que coincide com a primeira letra do código encontrado no capacitor. Uma lista de dispositivos e códigos irá aparecer na parte direita da tela. Vá para baixo, olhando na coluna da esquerda, até encontrar o número visto no componente. Na coluna mais para a direita é possível visualizar informações sobre tensão, quantos farads o capacitor possui e os valores de corrente suportados.

  3. 3

    Conecte as ponteiras do medidor de capacitância nos conectores corretos. O preto deve ser colocado no negativo e o vermelho no positivo. Ligue o medidor e ajuste-o para medir cerca de 200 milifarads (mF). Se não há uma opção para esse valor, ajuste-o para medir o próximo número mais alto, como 500 mF. Coloque uma ponteira em cada lado do capacitor e, se não houver leitura, selecione outros valores mais altos para serem medidos até que algo apareça no visor. Para informações mais detalhadas sobre as denominações matemáticas ao ler os valores informados pelo medidor, pesquise as informações fornecidas na seção Recursos desse artigo.

  4. 4

    Leia a informação dada pelo visor do equipamento para determinar quantos farads o capacitor possui. Na eletrônica, existem farads (números à esquerda do ponto decimal), mili farads (primeiros três dígitos à direita do ponto decimal), micro farads (segundos três dígitos à direita do ponto decimal), nano farads (terceiros três dígitos à direita do ponto decimal) e pico farads (quartos três dígitos à direita do ponto decimal). Se, por exemplo, a leitura for de 0.001, o capacitor possui "1 mili farad" e .000010 significaria que o valor do componente é de "10 microfarads".

  5. 5

    Consiga o diagrama esquemático do dispositivo no qual o capacitor está instalado; ele pode ser comprado no departamento de serviços do fabricante. Siga o diagrama traçando o fluxo de tensão até onde o capacitor se encontra. Próximo à imagem do componente estará listado a quantidade de volts que o capacitor suporta. Se o valor impresso for 0.02V, então ele suporta 20 milivolts.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível