Como identificar circuitos integrados

Cada CI tem um número de identificação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Tentar identificar um circuito integrado (CI) pode ser confuso, já que não existe nenhum sistema de numeração padronizada. Os fabricantes usam as suas próprias fichas de dados e números de identificação. Pode ser difícil encontrar uma mesma referência para uma parte similar de outro fabricante. No entanto, há três abordagens para encontrar essas informações: ficha de dados, varejistas de peças eletrônicas, esquemas do fabricante do equipamento e lista de peças.

Step 1

Primeiro, identifique o fabricante. Às vezes, o nome da empresa é impresso no chip, mas outros podem possuir símbolos confusos. Use um documento de referência em um catálogo varejista eletrônico ou uma fonte online. Sempre olhe para os números de identificação do CI usando uma lupa, pois a impressão é frequentemente muito pequena e alguns números podem ser difíceis de ler. Normalmente, existem três linhas impressas em cada um: código de fornecedor do fabricante, o número da peça e um código de data, embora possam vir em uma ordem diferente.

Step 2

Olhe para a ficha de dados no catálogo impresso do fabricante. Isto pode ser mais benéfico quando tentar identificar uma parte obsoleta. Os fabricantes imprimem catálogos detalhando toda a sua linha de produtos, muitas vezes divididos em "famílias" de partes relacionadas. A ficha de dados contém todas as especificações de engenharia para cada parte, como também um desenho do seu contorno e como ela deve ser configurada em uma placa de circuito

Step 3

Olhe para o número da peça no catálogo de um varejista eletrônico. Algumas fichas de dados estão disponíveis, mas não todas. Tente pesquisar com apenas uma parte do número da peça. Por exemplo, em vez de procurar por "74ACT32SCX" tente "74ACT32" ou "ACT32" para ver uma maior variedade de peças, algumas das quais podem ser intercambiáveis ​​com o número da peça completa.

Step 4

Use as especificações técnicas de uma peça de equipamento para encontrar os números da peça e substitutos, que são indicados por alguns diagramas esquemáticos. Os fabricantes podem ter uma lista de peças contento o esquema e, em alguns casos, essa lista vai incluir números de peças alternativas. Por exemplo, 74ACT32SCX relaciona CD74ACT32M e SN74ACT32DR como substitutos diretos no manual de reparo do fabricante.

eHow Brasil
×