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Como identificar competências essenciais da organização

Atualizado em 17 abril, 2017

As competências essenciais são a fonte da vantagem competitiva de uma organização no mercado. Por exemplo, a competência essencial de um distribuidor internacionalmente conhecido seria o gerenciamento logístico, que permite à organização entregar encomendas dentro do prazo para a base de clientes. As competências essenciais são definidas por grupos de habilidades ou especialidades que permitem que uma instituição ofereça um benefício específico ou valor agregado para seus clientes. Em termos simples, são fatores que fazem o cliente escolher um produto em vez de outro no mercado. No exemplo acima, a especialidade da organização (competência essencial) em gerenciamento logístico é o fator que influencia a decisão de compra do cliente. De acordo com C.K. Prahalad e Gary Hamel, autores de "A competência essencial da organização", as seguintes características definem uma verdadeira competência essencial: 1 - Relevância 2 - Dificuldade de imitação 3 - Escopo de aplicação

Instruções

Os grupos de competências essenciais separam sua organização da competição (leader image by dead_account from Fotolia.com)
  1. Faça reuniões para coletar sugestões de produtos e serviços. Identifique os fatores importantes para os clientes que compram seus produtos e serviços. Olhe além das características do serviço e do design do produto em sua oferta para identificar todos os critérios utilizados pelo cliente na tomada de decisão. Pode haver competências essenciais diferentes para produtos comparáveis dentro da mesma indústria. Um bom exemplo é a indústria automotiva, onde as competências essenciais diferem entre carros econômicos, esportivos e de luxo. Podemos assumir de forma racional que a competência essencial de um carro econômico é a eficiência no uso de combustíveis, que a de carros esportivos é um motor de alta performance e que a de carros de luxo é o design.

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  2. Use o teste de características de Prahalad e Hamel para determinar se a competência é essencial. 1 - A relevância indica se a competência influencia fortemente o cliente a comprar o produto ou serviço da organização. Uma interface on-line de cliente bem projetada em conjunto com uma infraestrutura eficiente de entrega permitiria que uma empresa de entrega pelo correio tivesse a habilidade de entregar benefícios fundamentais que influenciariam fortemente o cliente. 2 - Oferecer produtos superiores aos dos concorrentes é a marca de ter um produto ou serviço difícil de ser imitado. Um exemplo seria um fabricante de equipamentos eletrônicos portáteis cujas competências essenciais envolvem miniaturização e design. O domínio combinado delas oferece uma diferenciação significativa da competição, o que torna o produto difícil de imitar. 3 - Terceiro, se a competência em questão abre vários mercados e pode sustentar o crescimento, o escopo de aplicação foi atingido. Uma empresa cujas competências essenciais incluem engarrafamento e distribuição pode expandir o escopo de suas operações encontrando novos produtos para processar. As verdades competências essenciais sempre podem ser aplicadas a diferentes produtos e linhas de serviços.

  3. Incorpore suas competências essenciais ao planejamento estratégico da organização. A habilidade de responder de forma estratégica ajudará a organização a ganhar ou reter vantagem competitiva.

  4. Analise suas competências essenciais anualmente e considere opções de melhoria. Identifique as pessoas, processos e projetos que são críticos para suas competências essenciais para que sua organização possa continuamente se desenvolver e melhore-os para se manter competitivo ao longo do tempo.

  5. Faça uma lista das competências essenciais que poderiam ajudar sua organização a desenvolver sua vantagem competitiva no mercado futuro. Você pode ter descoberto algumas delas enquanto estava completando os dois primeiros passos. Cultive essas novas competências. A habilidade de reconhecer o que os clientes em novos mercados querem e de trabalhar com vistas a desenvolver as competências para entregar essas necessidades e desejos é um traço de sucesso nos líderes globais.

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Dicas

  • Antes de começar a identificar suas competências essenciais, comprometa-se em ser fiel a você mesmo e a sua equipe. Não há como ser o melhor em tudo. Poucos líderes globais têm mais de cinco ou seis competências essenciais fundamentais.
  • Permaneça atualizado sobre as tendências da indústria, que podem ajudá-lo a entender melhor sua base de clientes e, assim, compreender melhor suas vontades e necessidades de compra.

Referências

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