Mais
×

Como identificar um curto-circuito em uma placa-mãe

Atualizado em 20 julho, 2017

A placa-mãe de um computador é uma placa de circuito impresso (PCB) onde dados são processados. O componente central é a CPU (unidade central de processamento), onde todas as instruções são processadas e executadas. A CPU contém o cérebro do computador, que é o microprocessador. Uma placa-mãe também contém diferentes tipos de controladores, unidades de memória, relógios e barramentos. Um curto-circuito na placa mãe pode afetar severamente seu desempenho, ou até mesmo danificá-la por completo. Encontrar um curto-circuito em uma placa-mãe é um processo tedioso, mas que pode ser feito com a ajuda de um multímetro.

Instruções

Uma lupa pode ajudar na procura do curto-circuito da placa-mãe (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Inspecione visualmente a placa-mãe com a lupa para localizar possíveis pontos de curto-circuito. Observe em especial as trilhas de cobre e os terminais dos chips eletrônicos. Um curto pode ocorrer não apenas por causa de uma trilha interrompida, mas também por alguma partícula condutora, como um pedaço de fio quebrado que tenha caído entre dois terminais. Não se apresse nesse processo, já que uma placa-mãe típica tem diversos componentes e trilhas muito finas de cobre. Percorra toda a placa bem devagar e marque possíveis pontos de curto circuito com a caneta marcadora.

  2. Ligue o multímetro e configure-o para operar em modo de teste de continuidade. Isso em geral é feito girando o botão até o ponto marcado com duas ou três linhas curvas. Certifique-se que as pontas do multímetro estejam inseridas nos soquetes marcados com "COM" e "V". A cor das pontas não importa para este tipo de teste.

  3. Coloque a placa mão em uma superfície plana e seca. Vá ao primeiro possível ponto de curto que você marcou anteriormente. Isso pode feito através de um simples toque nos dois terminais com as pontas do multímetro. Se houver um curto-circuito, o multímetro irá apitar. Teste todas os pontos marcados usando esse método. Se você não conseguiu encontrar nenhum curto mas ainda desconfia que exista um, continue com esse procedimento em todos os terminais dos componentes eletrônicos da placa, além das trilhas de cobre.

Aviso

  • Não ligue a placa-mãe durante o teste, já que isso pode danificar um ou mais componentes eletrônicos.

O que você precisa

  • Lupa
  • Caneta marcadora
  • Multímetro de ponta fina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article