×
Loading ...

Como identificar diferentes tipos de tomilho

Atualizado em 17 abril, 2017

O tomilho está relacionado com a família de ervas da hortelã. É um favorito entre os jardineiros de ervas pela sua fragrância, sabor e valor ornamental. Há literalmente centenas de variedades agrupadas em três tipos principais: aglomerados, rasteiros e verticais. O tomilho é muito aromático, e cada tipo possui um aroma ligeiramente diferente e carrega diversas formas e cores de flores e folhas.

Instruções

Tomílio é uma planta resistente que existe em diversas variedades (thyme herb image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Observe a altura da planta. Os tomilhos rasteiros têm de 10 a 15 cm de altura. Eles são frequentemente utilizados como plantas de limites ou ao longo de paredes de pedra. O tomilho comum (Thymus vulgaris), uma variedade francesa, é uma excelente planta para jardins de pedra e é útil como uma pequena cerca viva. Ele cresce até 30 a 40 cm de altura e tem folhas médias que se enrolam para baixo. Também possui um aroma suave, e na primavera produz pequenas flores de cor lilás.

    Loading...
  2. Observe a forma e a cor das folhas. Se elas forem felpudas e cinzas e a planta for do tipo rasteira, é provável que seja tomilho lanoso. Tomilho lanoso é uma planta resistente, capaz de suportar as temperaturas dos invernos mais frios nas regiões do norte. As folhas do tomilho prateado são cinzas e verdes e têm a borda prateada, fazendo um contraste maravilhoso com as folhas verdes no canteiro de flores.

  3. Confira os caules e ramos. O tomilho comum cresce em grandes montes circulares com pequenas flores cor de lavanda, tornando-se um dos mais fáceis de identificar. As folhas verde escuras são planas e não enrolam. Sendo uma erva perfumada usada na culinária, ele é excelente para aromatizar ensopados e pratos com carne. Coloque-o em um pote e mantenha-no em um local acessível no parapeito da sua janela. O tomilho turco tem pequenas folhas verdes envoltas em torno do tronco, o que dá à planta uma forma compacta e espessa. Sendo um excelente contentor de plantas, o tomilho turco cresce na vertical com flores pequenas e rosas que florescem na primavera.

  4. Colha algumas folhas e esfregue-as entre os dedos. Tomilhos são distinguidos por seus vários aromas perfumados. O tomilho limão tem uma doce fragrância de limão que o faz uma escolha popular para cozinhar peixe e frango. Note que tomilhos rasteiros não se espalham por estolões, como as hortelãs. Eles possuem raízes superficiais que se ligam à superfície do solo.

  5. Olhe para as flores. Variedades rasteiras do tomilho não oferecem muito em termos de fragrância ou sabor, limitando sua utilidade na cozinha. No entanto, eles são extremamente adequados para jardins de pedra e calçadas pavimentadas. Com suas maravilhosas flores roxas avermelhadas, o tomilho rastejante é a planta ideal para se espalhar sobre rochas. Esta variedade atinge dez centímetros de altura. Sendo uma planta com folhas verde brilhantes e encantadoras flores cor de rosa, o tomilho serpão cria uma paisagem maravilhosa em qualquer jardim.

Loading...

Dicas

  • Flores de tomilho são comestíveis e o gosto é melhor logo depois que elas abrem.

O que você precisa

  • Tomilho
  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...