×
Loading ...

Como identificar doenças em plantas de interior

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Várias doenças comuns podem afetar plantas de interior, e a maioria delas não é prejudicial à saúde da planta se for controlada e detectada precocemente. Muitos tipos diferentes de fungos e bactérias podem danificar as plantas, mas as mais estressadas ou que não sejam tão saudáveis geralmente são mais suscetíveis a doenças. Identificar doenças em plantas de interior não é tão difícil quando se conhece os sinais e sintomas a se procurar. A maioria das doenças possui sintomas que são prontamente visíveis nas partes da planta que estão acima do solo.

Instruções

  1. Identifique a doença do bolor poeirento, causada pelo fungo Oidium, procurando por um crescimento fúngico branco e poeirento nas folhas da planta. As folhas também podem apresentar pontos marrons, secos e semelhantes a papel.

    Loading...
  2. Procure por galhos e folhas murchas na planta para diagnosticar o apodrecimento dos caules e da raiz. Anéis marrons ou pretos também podem ser vistos próximos da base dos caules, perto da superfície do solo, além de raízes escurecidas, macias e apodrecidas.

  3. Diagnostique a doença bacteriana nas folhas procurando por manchas que pareçam embebidas em água e podem ser contornadas com auréolas amarelas, além de secretar uma substância viscosa. Em condições molhadas ou excessivamente úmidas, os pontos nas manchas podem se expandir, mas em locais mais secos eles se tornarão marrons-avermelhados e salpicados.

  4. Observe as folhas da planta, procurando por pequenas manchas marrons e bordas amareladas para identificar as doenças fúngicas. Você também poderá ver um padrão de "olho de boi" ou anéis concêntricos nas manchas, assim como pequenos pontos pretos de esporos fúngicos nos tecidos folhosos mortos.

  5. Diagnostique a antracnose, uma doença causada pelos fungos Gloeosporium e Colletrotrichum, procurando por pontas amareladas nas folhas que adquirem um tom de bronze e marrom escuro. As folhas morrerão e todas as bordas delas podem ficar marrons.

Loading...

Dicas

  • Trate a antracnose, as manchas nas folhas e o bolor removendo e destruindo todas as folhas infectadas, evitando molhar demais a folhagem e fornecendo muito espaço e circulação de ar nas plantas infectadas. Trate o apodrecimento do caule e da raiz cortando as raízes infectadas e transferindo a planta para um recipiente e solo esterilizados.

Aviso

  • Não confunda uma doença de uma planta interna com um problema cultural ou ambiental, principalmente quando se trata de manchas nas folhas. Se sua planta possui manchas contornadas por anéis claros ou escuros, ou se as folhas têm estruturas escuras semelhantes a esporos na parte inferior, você está lidando com uma doença.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...