Mais
×

Como identificar uma flor pela descrição das suas partes

Atualizado em 20 julho, 2017

As plantas com flores apresentam características anatômicas muito específicas que podem ser usadas para sua identificação. Além de investigar as pétalas e as hastes, você pode usar as partes masculinas e femininas da flor, o estame e o pistilo, para determinar a espécie.

Instruções

As margaridas podem ser identificadas pela grande quantidade de pétalas que cercam os estigmas amarelos, órgãos sexuais femininos da flor (Daisy, Daisy. image by RedRocket from Fotolia.com)
  1. Conte o número de pétalas (muitas vezes pode haver três, quatro, cinco, seis ou sete -- ou mais). Uma flor com uma pétala grande, envolvendo o órgão sexual protuberante amarelo, na cabeça da flor, provavelmente, seja um copo-de-leite. Uma margarida-inglesa possui mais de sete pétalas.

  2. Determine a forma das pétalas (ovais, curvadas, redondas, triangulares, etc), a cor ou cores, e a sua localização na haste. Alguns tipos de flores como violetas, íris e narcisos apresentam padrões de cores muito específicos, enquanto outros variam.

    O termo narciso é originário do latim (daffodils image by Edsweb from Fotolia.com)
  3. Veja se a flor apresenta espinhos ao longo da haste; se a resposta for sim, nesse caso, pode ser uma rosa.

  4. Observe se a haste é longa e fina ou curta e atarracada. Meça o comprimento com uma régua para ser exato. Botões-de-ouro são flores silvestres com hastes muito curtas.

  5. Determine onde as pétalas de florescência apoiam-se sobre a haste. Pétalas de tulipas ficam unidas à parte superior da haste, enquanto pétalas de orquídeas são encontradas em pequenas ramificações da haste principal.

    As tulipas tornaram-se o símbolo nacional dos Países Baixos, com festivais e desfiles atraindo muitos turistas a cada ano (tulip image by Lukasz Ozimek from Fotolia.com)
  6. Analise o estigma da planta, a parte feminina da flor que coleta o pólen. Em muitas flores, o estigma se projeta no centro da cabeça das pétalas, mas nos girassóis, os estigmas são planos. Para plantas diminutas, você poderá precisar de uma lupa ou lente de mão para examinar todas as partes da flor.

  7. Conte quantos pistilos, os órgãos femininos que consistem em estigma, estilo e ovário, estão presentes no centro das pétalas da flor. Se houver muitos pistilos, pode ser uma flor de lótus.

Dicas

  • Para obter mais ajuda para identificar flores, experimente "Newcomb’s Wildflower", de Lawrence Newcomb ou "A Field Guide to Wildflowers: Northeastern and North-Central North América ", um guia de Peterson Field.

Aviso

  • Sempre que desfrutar de momentos ao ar livre, cuidado com plantas que poderiam deixá-lo doente ou provocar uma reação alérgica. Plantas comuns, que muitas vezes causam erupções cutâneas, são a hera venenosa e o carvalho venenoso, ambos conhecidos por apresentarem três folhas no final do caule da planta.

O que você precisa

  • Régua
  • Lupa ou lente de mão
  • Guia de identificação de plantas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article