Como identificar o valor de uma joia antiga

Escrito por john vancott | Traduzido por daniel villarreal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar o valor de uma joia antiga
Joias antigas de ouro (Jewelry image by Sergey Yakovenko from Fotolia.com)

As joias antigas referem a alguma que já tenha pertencido a alguém. Valiosas peças, muitas vezes, podem ser compradas bem abaixo do valor de mercado, se você souber procurar. Nos mercados de pulgas e até mesmo em lojas de antiguidades, frequentemente nem todas as peças são avaliadas pelo preço que realmente valem. Ao aprender a identificar marcas de metais e pedras preciosas ou modelos de bijuterias, você pode comprar peças para a sua coleção ou revender obtendo lucro. Baquelite e outros materiais vintage são muito colecionados e frequentemente muito procurados.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Instruções

  1. 1

    Saiba como as joias são marcadas. As de ouro têm o quilate de marcação e 18k significa que é feita de ouro 18 quilates. O ouro puro é de o 24 quilates. As joias de ouro são feitas com uma liga de ouro e outros metais para dar consistência. 18k é 18/24k ouro puro ou 3/4k por peso de ouro. As de prata esterlina são marcadas com 925, onde, 92,5% é de prata pura e 7,5% de outros metais. As peças descritas como banhadas com prata ou ouro são apenas recobertas com uma fina camada do precioso metal.

  2. 2

    Familiarize-se com os nomes de joias de grife e marcas. Muitas peças são feitas por artistas contemporâneos ou antigos e por empresas. Alguns projetistas são procurados por colecionadores e têm compradores entusiastas para todo tipo de peça. Se você procura por uma joia de marca, faça uma pesquisa no Google ou procure em leilões online como o eBay e veja o que encontra.

  3. 3

    Saiba mais sobre os estilos e materiais utilizados em diferentes épocas. A parte de trás de fixação em um broche pode mostrar a data da joia pelo tipo do fecho. O baquelite, que era um material comum para pulseiras e broches até meados do século 20, são peças de joias de boa qualidade que podem ser vendidas por ótimos preços e muitas vezes são muito procuradas na vendas de antiguidades. Marfim e madrepérola eram materiais comuns para camafeus e anéis esculpidos na era Vitoriana. Quanto mais você souber sobre moda e mudanças de estilo, será mais fácil datar as joias vintage.

    Como identificar o valor de uma joia antiga
    Marfim e madrepérola eram materiais comuns para camafeus esculpidos na era vitoriana (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  4. 4

    Vá em lojas de antiguidades que têm uma boa seleção de joias antigas, lá os antiquários são uma valiosa fonte de informação onde muitos comerciantes são colecionadores apaixonados pelo que vendem. Tire suas dúvidas sobre o que torna uma determinada peça valiosa. Os donos das lojas compartilham informações facilmente com os clientes potenciais e também se tornam bons compradores das peças que você tiver. Eles compram para colecionar e também para adicionar ao inventário da loja.

  5. 5

    Procure qualidade em uma peça pois a que você suspeita de ser bijuteria bem feita, pode ser uma joia antiga. Peças de joias de qualidade e itens bem feitos podem ser vendidos mais caros do que quando eram novos pois são geralmente mais raros e mantém o valor por causa da atenção aos detalhes e qualidade da mão de obra.

  6. 6

    Compre guias de joias antigas e guias de preços, leia tudo o que puder sobre joias vintage. Bons livros têm fotos de peças e ajuda a se familiarizar com o assunto.

  7. 7

    Participe de fóruns online dedicados à coleção de joias. Há muitos clubes, blogs e sites com informações valiosas e membros dispostos a responder perguntas. Participe e aprenda dicas sobre identificação e valor de peças de joias.

  8. 8

    Frequente desfiles de joias antigas e exposições, lá vai encontrar compradores e vendedores interessados. Um ou dois dias em estandes de uma exposição com comerciantes e colecionadores é uma oportunidade perfeita para aprender e fazer novos contatos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível