Como identificar manchas marrons ou inchaços nas folhas

Escrito por sonia fernandez | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Como identificar manchas marrons ou inchaços nas folhas
As manchas marrons nas folhas podem ter diversas origens (feuille d'arbre image by thierry planche from Fotolia.com)

Às vezes, apesar das boas intenções de um jardineiro, uma planta pode ser vítima de algum problema. Um dos indicadores mais comuns de que algo está errado são manchas de descolorações, geralmente marrons, nas folhas.

As manchas nas folhas podem ocorrer por diversas razões. Elas podem ser sinais de uma doença grave que exige tratamento avançado, ou situações passageiras não tão graves. Saber o que fazer com elas, no entanto, é essencial para tratar o problema.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine toda a planta ou árvore. Olhar atentamente para o tipo de mancha marrom pode ajudá-lo a descobrir a condição da planta, e também pode ajudar a decidir o que fazer.

    Por exemplo, manchas marrons pequenas nas folhas das árvores que tendem a ficar com manchas na mesma época todos os anos -- normalmente no final do verão -- indicam infestação fúngica. Dependendo do fungo e da planta, elas podem ser áreas de tecido necrótico achatadas ou pequenas elevações como escamas. Em alguns casos, não haverá qualquer tecido em todas -- só buracos.

    Em outros casos, as manchas podem ser encontradas somente em um lado da árvore ou planta, indicando que talvez um lado esteja exposto a algo que o outro não esteja. Isso pode ser verdadeiro em árvores e plantas de ruas que crescem perto de áreas ocupadas e tráfego intenso.

  2. 2

    Examine os locais. Causas diferentes podem levar a tipos diferentes de manchas. Se as folhas tiverem necrose sazonal, ou manchas circulares de tecido morto, é provável que seja um fungo. Às vezes, o tecido pode estar elevado em forma de escamas, ou pode cair por completo, deixando um buraco.

    Em outras situações, os danos podem deixar as folhas viscosas, e a planta terá um odor específico. Trata-se provavelmente de uma mancha bacteriana, que é semelhante a um ponto de fungos da folha, mas invade através de áreas de danos nas folhas.

    Às vezes, as manchas são causadas por queimadura solar, que geralmente afeta as folhas mais expostas. As queimaduras solares normalmente começam nas bordas da folha, fazendo-as enrolarem para dentro.

  3. 3

    Inspecione o ambiente. O ambiente e a atmosfera ao redor da planta podem fornecer evidência sobre a origem de todos os pontos. Se houver circulação de ar ou penetração de sol ineficientes, umidade elevada, orvalho, neblina ou chuva, as manchas provavelmente indicam fungos ou bactérias, que prosperam sob essas condições. Por outro lado, calor e secura são propensos a indicar manchas causadas por danos causados pelo sol.

    A localização das plantas -- perto de ruas movimentadas, fontes de poluição de ar ou certas indústrias -- pode ser um fator de dano químico. Tal dano poderia vir da chuva ácida, atividade de construção de estradas ou uso de herbicida nas proximidades.

Dicas & Advertências

  • Certas infecções são específicas de árvores e plantas locais. Consulte o serviço de extensão cooperativa local (veja a seção "Referências", item 4) para ajudá-lo a encontrar informações sobre as causas das manchas marrons em sua área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível