Como identificar palavras-chave para planos de aula do ensino médio

Escrito por erin schreiner | Traduzido por ede m.s.
Como identificar palavras-chave para planos de aula do ensino médio
Ajude os alunos a entenderem o tema com palavras-chave (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Escolher as palavras corretas pode parecer bastante difícil para os alunos do ensino médio. Para ajudá-los a ver quais os termos que você apresenta são mais importantes, prepare uma lista de palavras-chave para que eles possam estudar. A capacidade de encontrar palavras-chave está se tornando ainda mais importante à medida que a habilidade de usar a tecnologia de forma eficaz depende, pelo menos em parte, da capacidade de distinguir essas palavras. Pesquisar na Internet, por exemplo, requer ser capaz de escolher e usar palavras-chave. Ao ensinar seus alunos sobre este tema e ajudá-los na identificação, você pode não só aumentar a sua compreensão do assunto, mas também prepará-los para a exploração independente do assunto no futuro.

Instruções

  1. 1

    Pesquise os padrões a fim de determinar quais palavras os seus alunos precisam se familiarizar mais. Reveja os padrões, focando principalmente nos que você está tentando alcançar na sua lição atual. Destaque os termos mais relevantes para o tema e procure por palavras-chave com as quais você precise fazer seus alunos se familiarizarem.

  2. 2

    Procure por pistas no texto. Percorra o livro que você pretende usar e procure pistas sobre quais as palavras são importantes. Muitos livros têm palavras-chave destacadas ou marcadas de forma semelhante. Se o seu livro as tiver assim, chame a atenção do estudante para essas pistas.

  3. 3

    Destaque os termos no texto utilizando um marcador. Percorra através do texto e destaque quaisquer palavras-chave que encontrar, caso seu texto não possua pistas. Para ajudar os alunos a construírem o seu entendimento dessas palavras-chave, peça que façam o mesmo durante a sua lição.

  4. 4

    Permita que os alunos selecionem estes termos. Em vez de fazer todo o trabalho sozinho, ajude-os a desenvolverem as suas competências, pedindo-lhes para selecionar essas palavras-chave. Após explicar o processo de seleção das palavras-chave, peça aos alunos que escolham as mais importantes e, assim que isso for feito, discuta suas escolhas e peça-lhes que expliquem por que cada um dos termos selecionados é importante.

  5. 5

    Busque esses termos na Internet e mostre aos alunos como a compreensão de palavras-chave é importante na era digital, dando-lhes listas de palavras-chave e pedindo-lhes que pesquisem na Internet. Com a ajuda destas palavras, eles encontrarão o material de origem através da realização de pesquisas na Internet utilizando estas poderosas palavras.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível