Mais
×

Como identificar uma panela de ferro fundido falsa

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você cuidar bem de uma panela de ferro fundido, seus bisnetos poderão passá-la adiante para as próximas gerações. Por serem pesadas e praticamente indestrutíveis, peças boas de ferro fundido fazem parte de heranças e são itens de colecionadores. O ferro fundido é tão durável que você pode pegar uma peça velha do lixo, coberta de ferrugem, e limpá-la, retemperá-la e usá-la como se fosse nova. Caso você não conheça muito sobre esse material, é importante aprender qual a aparência de uma peça autêntica para evitar comprar falsificações.

Instruções

Uma panela de ferro fundido pode pesar de 1,5 kg a 7 kg (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Levante a panela e sinta o peso. As peças de ferro fundido são pesadas. Portanto, se a unidade avaliada for leve, ela provavelmente não é desse material.

  2. Olhe a parte de baixo da panela. Os modelos de ferro fundido são marcados com o logotipo do fabricante. Alguns fabricantes comuns são Tramontina, La Cuisine e Chasseur. As panelas autênticas provavelmente contarão com um número de série e com o nome da cidade de fabricação junto com a marca.

  3. Examine a superfície da panela e procure por ferrugem ou descoloração. Quando uma peça de ferro fundido não é temperada ou cuidada adequadamente, desenvolve ferrugem com facilidade. A corrosão deve ser abundante e sua cor deve variar de verde até laranja escuro. Ela também deve descascar ao toque.

  4. Verifique o cabo para ver se ele é preso com parafusos. Os modelos originais contam com cabos que fazem parte da forma de ferro original. Se a panela em mãos possui um cabo fixo por parafusos, ela não é de ferro fundido.

  5. Examine a superfície interna da panela. Se ela apresentar um aspecto brilhante, semelhante a teflon prata, ou alguma camada antiaderente, trata-se de uma peça que não é de ferro fundido. As peças autênticas possuem uma superfície imperfeita de cor prata escura, sem brilho e com uma dura ou lisa camada preta de têmpera.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article