Como identificar as pedras naturais ônix e selenita

Escrito por annie wang | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar as pedras naturais ônix e selenita
Selenitas têm cores translúcidas que se alteram e são difíceis de capturar em fotografias (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O ônix e a selenita são pedras preciosas naturais comumente usadas ​​em joias. Ambas são impressionantes e belas, cada uma à sua maneira. O ônix, uma pedra negra pura que às vezes é marmorizada com tons de branco e cinza, é muitas vezes confundida com o âmbar negro pois os dois podem ser muito parecidos. A selenita, que vêm em uma variedade de cores, tem uma qualidade iridescente única. As selenitas arco-íris podem mudar de cor dependendo da iluminação ao redor. Determinar se uma pedra é um ônix ou uma selenita pode ser um processo complicado.

Nível de dificuldade:
Fácil

Instruções

    Como identificar uma selenita natural

  1. 1

    Olhe para a forma da pedra. Selenitas são comumente cortadas em cabochão, que se parece com um corte oval na metade. A parte traseira reta da pedra é montada nas joias, e a frente é suave e arredondada. Selenitas também são comumente cortadas em forma de bola ou esfera perfeita. Embora elas muitas vezes são cortadas em outras formas, como a forma de gota, este corte é menos comum. Joias de selenita de qualidade nunca são facetadas.

    Como identificar as pedras naturais ônix e selenita
    Pedras preciosas são cortadas em forma de cabochão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Verifique a opacidade ou translucidez da pedra, já que uma selenita pode mudar de opaca para translúcida quase completamente. Independente de ela ser opaca ou translúcida, todos as selenitas têm uma qualidade de mudança que as torna únicas entre as pedras preciosas. Olhe para a pedra em diferentes fontes de luz, como perto de uma lâmpada e depois perto da janela. A opacidade e translucidez de uma selenita terão um aspecto diferente em cada luz. Uma maneira fácil de saber se a pedra que você tem é falsa é vendo se ele muda de aparência, já que selenitas falsas não ficarão diferentes em outra iluminação. Esta capacidade única de se alterar das selenitas é chamado de "adularescência."

  3. 3

    Veja a cor da pedra. Selenitas vêm em uma variedade de cores, mas elas são comumente encontradas em tons de bege, marrom, branco, lavanda e azul. O que torna a selenita única é suas propriedades de mudar de cor. Assim como a transparência delas mudam em diferentes luzes devido a adularescência, elas também mudam as cores em iluminações diferentes. Por exemplo, uma selenita branca semitranslúcida pode parecer branca em uma luz, e bege em outra.

  4. 4

    Procure uma estrela no topo da pedra. Algumas selenitas têm uma estrela que parece ter seis ou oito pontas, uma marca única dessas pedras embora nem todas tenham isso. Se não há nenhuma estrela na pedra, é provável que seja uma selenita.

  5. 5

    Toque a pedra com o dedo. Se ela dá a sensação de ter a mesma temperatura do ambiente, você pode ter uma imitação de plástico ao invés de uma pedra preciosa natural verdadeira. Selenitas reais são frias ao serem tocadas.

    Como identificar um ônix natural

  1. 1

    Toque a pedra levemente com o dedo. O ônix é frequentemente confundido com âmbar negro, que também é uma pedra negra mas completamente diferente. Ônix dá uma sensação de ser mais frio do que o âmbar porque o ônix é uma pedra, enquanto o âmbar negro na verdade é madeira preta fossilizada.

  2. 2

    Procure por marcas na pedra. Se você ver manchas aleatórias em uma parte ou em toda a pedra, a pedra é provavelmente um tipo de mármore ou granito, e não ônix, que é um quartzo calcedônio. As marcas no ônix formam manchas que são brancas ou cinza.

  3. 3

    Sinta o peso da pedra. O ônix é bastante sólido e pesado, enquanto que o âmbar negro é leve.

  4. 4

    Passe o seu dedo sobre a superfície da pedra e inspecione-a de perto sob uma luz. A textura da superfície do ônix é muito lisa e fina, como o vidro. Ele carrega um alto brilho e polimento, ao contrário do âmbar, que tem uma aparência de superfície ligeiramente gordurosa.

Dicas & Advertências

  • Selenitas são a pedra de nascimento para o mês de junho.
  • A selenita é a pedra oficial do estado da Flórida mesmo não sendo encontrada naturalmente lá.
  • Ônix é cortada em muitas maneiras diferentes, então a forma da pedra não serve para indicar se ela é ônix ou não. Ao contrário da selenita, o ônix é frequentemente facetado.
  • Na Índia, o ônix é usado para afastar o mal.
  • Na Grécia antiga acreditava-se que as pedras de ônix eram pedaços de unhas cortadas da deusa do amor, Afrodite.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível