Mais
×

Como identificar uma picada de aranha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A grande maioria das picadas de aranha ocorre quando elas sentem-se ameaçadas e tentam se defender. Uma aranha pode ficar presa nas toalhas, lençóis, sapatos e roupas e picar alguém. Entretanto, ela normalmente não morde mais que uma vez e geralmente a mordida passa despercebida. Todas as aranhas possuem presas e veneno, mas a maioria é incapaz de conseguir penetrar a pele humana e ou seu veneno tem pouca força para causar estragos. A picada típica de uma aranha será como uma picada de alfinete, ficará vermelha, talvez coce e inche por um ou dois dias. Porém, nos Estados Unidos, existem algumas aranhas que possuem uma picada que pode ser distintamente identificada por seus sintomas, tais como a viúva-negra, a reclusa marrom, a aranha hobo e a tarântula.

Instruções

Aranha (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Procure por uma área em forma de alvo em desenvolvimento se você foi picado por uma aranha viúva-negra. A região terá um anel avermelhado que irá circundar um interior pálido, assemelhando-se ao olho de um touro.

  2. Fique alerta para cãibras se uma viúva-negra picar você. Elas podem ser acompanhadas por extrema dor muscular e aparecerão dentro de duas horas depois da picada se a aranha conseguiu colocar veneno suficiente na mordida. Os ombros, abdômen, coxas e costas são os locais mais prováveis de apresentar esse sintoma.

  3. Observe calafrios e febre que comecem no período de poucas horas após a picada da viúva-negra. Outros sintomas que podem ajudar a identificar esse tipo de picada incluem vômitos, náuseas, dores de cabeça, suor e uma sensação de grande ansiedade.

  4. Identifique a picada da aranha reclusa marrom pela sensação de queimação que ocorre nos primeiros dez minutos após a picada. Preste atenção à coceira na região e se a aparência de um olho de touro aparecer. Espere que uma bolha apareça no centro desse olho de touro que eventualmente irá romper e formar uma crosta. A dor pode ser de natureza forte e erupção avermelhada pode ocorrer em um ou dois dias após a picada da reclusa marrom.

  5. Entenda que a picada da aranha hobo é lenta na cicatrização. Ela é encontrada no Noroeste do Pacífico, Utah e em partes da Califórnia e possui uma picada dolorosa que deixa uma ferida aberta após a bolha estourar. O ferimento assumirá um formato elíptico e pode, às vezes, ser sério o suficiente, necessitando de cirurgia para remover a carne necrosada dentro dele antes que torne-se ainda mais grave.

  6. Saiba que a dor é o principal sinal da picada da tarântula. Ao contrário da crença popular, a picada dessa aranha não é mortal e o veneno não é forte o suficiente para causar dano. Entretanto, ela pode ser similar à da vespa ou abelha e ser bastante dolorosa.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article