×
Loading ...

Como identificar piolhos e lêndeas

Atualizado em 17 março, 2017

Os piolhos são muito contagiosos e podem espalhar rapidamente de uma pessoa para outra. São encontrados em três formas: ovos (chamados de lêndeas), ninfas ou piolhos imaturos e piolhos adultos. Os sintomas de uma infestação de piolhos incluem prurido e irritação no couro cabeludo. As pessoas infectadas também podem sentir coceira enquanto o piolho adulto caminha pela cabeça. É possível procurar piolhos no cabelo usando um procedimento simples, no entanto, a menos que a infestação seja significante, é mais provável que você encontre as lêndeas do que piolhos no cabelo.

Instruções

Os piolhos vivem no cabelo e se alimentam do sangue no couro cabeludo (hair image by Dubravko Grakalic from Fotolia.com)
  1. Posicione a luz de modo que incida diretamente sobre o cabelo. Iniciando a partir da nuca, parta o cabelo com cuidado.

    Loading...
  2. Use a lupa para procurar lêndeas nas raízes do cabelo. Procure pontos amarelos, marrom ou mais escuros, que são as lêndeas. Procure cascas brancas ou transparentes, que são as cascas dos ovos das lêndeas que nasceram. Procure no cabelo manchas do tamanho de uma semente de gergelim ou menores de cor branco acinzentado ou marrom, as quais são ninfas e piolhos adultos.

  3. Continue o processo subindo pela cabeça, partindo o cabelo em sessões pequenas para encontrar os piolhos e as lêndeas. Verifique o couro cabeludo e também atrás das orelhas. Realize esse procedimento a cada três a quatro dias se tiver entrado em contato com uma pessoa infectada.

Loading...

O que você precisa

  • Pente fino
  • Lupa
  • Luz

Referências

Loading ...
Loading ...