Mais
×

Como identificar uma placa de vídeo no Ubuntu

Atualizado em 20 julho, 2017

Todos os jogos, programas e aplicativos têm requisitos mínimos de gráficos, por isso é importante saber que tipo de placa de vídeo um computador tem antes de comprar um novo software ou fazer a atualização de drivers. Embora um pouco diferente do Windows, o Ubuntu tem várias maneiras de determinar o tipo de hardware instalado em um computador desktop ou laptop. Junto com outros tipos de hardware de computador, fabricantes de placa de vídeo como a ATI, nVidia e Intel têm identificadores específicos que podem ser facilmente encontrados no Ubuntu.

Instruções

Uma lista básica de hardware em um sistema Ubuntu (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra o menu principal do Ubuntu, mova o cursor sobre "Acessórios", depois clique em "Terminal". Digite (ou copie e cole) "spci | grep -i pci || lspci" (sem as aspas) no terminal.

  2. Digite sua senha de administrador quando solicitado, em seguida, pressione "Enter". Este relatório mostra informações sobre o hardware instalado no computador, incluindo fabricante, modelo e números de revisão.

  3. Role a tela até "Controlador VGA compatível" para determinar o tipo de placa de vídeo instalada no computador. O exemplo da foto mostra o fabricante da placa de vídeo como "S3 Inc." o modelo é "SuperSavage IX / C SDR", e o número de revisão é "rev 05".

    Passo 3
  4. Digite "sudo lshw" (sem as aspas), digite sua senha de administrador, depois pressione "Enter". Isso gera um relatório mais detalhado que inclui também informações de hardware, como velocidade de clock e latência. Procure a seção que diz "Descrição: controlador VGA compatível" para identificar a sua placa de vídeo.

    Passo 4
  5. Digite "sudo lshw-html> hardware.html" (sem as aspas), digite sua senha de administrador, depois pressione "Enter". Esta é uma versão HTML do relatório "lshw" acima, e é mais bonita e mais fácil de ler, além poder ser aberta e lida no seu browser. O relatório será salvo na sua pasta padrão de arquivos.

    Passo 5

Dicas

  • Se a placa de vídeo não foi atualizada, você também pode consultar o manual do proprietário para descobrir que tipo de placa de vídeo está instalada no computador.

O que você precisa

  • Manual do proprietário do computador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article