×
Loading ...

Como identificar um pneu de motocicleta desbalanceado

Atualizado em 17 abril, 2017

Manter os pneus da sua motocicleta em ótimas condições e corretamente balanceados é muito importante, especialmente porque ela só tem dois. Se um deles estourar ou apresentar qualquer outro problema, independente de qual seja, você tem grandes chances de cair ou se envolver em um acidente. O balanceamento é afetado pelas condições de rodagem e pela experiência do mecânico que instalou e balanceou seus pneus. Saiba como identificar pneus desbalanceados.

Instruções

Mantenha seus pneus sempre em boas condições (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Olhe para a motocicleta para identificar se ela está visivelmente desbalanceada, o que seria perceptível após uma batida ou queda. Se o pneu está visivelmente desbalanceado, transporte-a para uma oficina imediatamente para que ela possa ser consertada.

    Loading...
  2. Dirija a motocicleta em uma reta e tente perceber se o guidão está puxando ou favorecendo um dos lados ou se ela está vibrando em altas velocidades. Você precisa constantemente corrigir a trajetória em uma rua relativamente plana e reta com pouca curvatura? De acordo com DunlopMotorcycle.com, "os conjuntos de roda e pneu desbalanceados podem vibrar em certas velocidades e o desgaste dos pneus será muito acelerado". (Veja a Referência 2).

  3. Determine se a motocicleta passou por condições que podem desbalancear o pneu. Ela bateu, caiu, acertou o meio-fio ou foi dirigida em ruas precárias? Você mora em uma rua de terra? Todos esses fatores podem contribuir para desbalancear o pneu. Se você mora em uma rua com costelas de vaca ou em um lugar com obras frequentes, seus pneus se desbalancearão com mais frequência e você precisará balanceá-los mais frequentemente e fazer rodízio, caso sua motocicleta permita este procedimento.

  4. Verifique o desgaste dos pneus. Caso ele seja desigual ou maior em um dos lados, faça o alinhamento e o balanceamento imediatamente em um mecânico especializado. Caso isso não corrija o problema, peça para um mecânico ou a concessionária procurarem por danos em sua motocicleta.

  5. Leve a sua motocicleta para balancear em uma oficina caso tenha empinado-a, permitido que outra pessoa a conduza ou se acabou de comprar uma motocicleta usada de um particular ou loja. Essas situações aumentam a sua chance de ter um pneu desbalanceado, então você deve balanceá-los e alinhá-los corretamente para não causar danos.

Loading...

Dicas

  • Cuide bem dos pneus da sua motocicleta. Caso você use-a muito ou em condições ruins, seus pneus têm mais chance de ficarem desbalanceados.
  • O site Motorcycle-USA.com recomenda que "se você remover sua roda traseira ou ajustar a corrente ou correia, balanceie seu pneu". (Veja a Referência 3)
  • Considere comprar e aprender a usar um balanceador para roda de motocicleta caso precise fazer o serviço com frequência ou se usar muito sua motocicleta e tiver que trocar os pneus com frequência.

Aviso

  • Não permita que o desgaste desigual continue ou seus pneus podem se danificar ou até mesmo estourar.
  • Nunca conduza uma motocicleta com pneus carecas -- o risco de estouro é alto demais e perigoso.

O que você precisa

  • Balanceador para pneus de motocicleta (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...