Como identificar problemas e tratar petúnias

Escrito por reannan raine | Traduzido por valéria magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar problemas e tratar petúnias
Remova as flores murchas das petúnias (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As petúnias são geralmente consideradas uma das flores anuais mais fáceis de cultivar, seja no solo ou penduradas. Infelizmente, essa pré-concepção leva jardineiros a acreditarem que a espécie pode prosperar em quaisquer condições. Se suas petúnias estão morrendo, primeiramente, certifique-se de que suas necessidades básicas estão sendo atendidas. Alguns pequenos ajustes podem ser suficientes para reanimar as plantas e permitir que floresçam pelo resto da estação.

Outras pessoas estão lendo

Solo e recipiente

As petúnias devem ser plantadas em solo com boa drenagem. Use um substrato que contenha perlite ou areia para melhorar a drenagem. Verifique o escoamento do substrato apertando um punhado de terra um dia após a rega. Se for possível extrair água, o solo não está drenando suficientemente depressa. O solo úmido por muito tempo é uma causa comum de declínio e morte da petúnia. Misture fertilizante 12-12-12 no substrato, de acordo com as recomendações do fabricante, antes do plantio das flores. A terra já adubada também pode ser utilizada. Não aplique fertilizante em plantas debilitadas. O recipiente deve ter furos de drenagem no fundo para permitir que o excesso de água escorra. As petúnias suspensas também podem ser plantadas em cestas de arame forradas com esfagno ou fibra de coco.

Como identificar problemas e tratar petúnias
Muitas plantas de petúnia em um único recipiente pode levar à superlotação no final da temporada (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Muita ou pouca rega

As petúnias cultivadas em recipientes pendurados precisam ser regadas com mais frequência do que as cultivadas como plantas de chão. Dependendo do calor e umidade, elas devem ser regadas uma ou mesmo duas vezes por dia. Verifique a umidade do solo todos os dias. Ele deve ser mantido uniformemente úmido, não encharcado. Quando o solo começar a secar, regue a petúnia. Despeje a água ao longo de toda a superfície do substrato, não em uma área concentrada. Isso fornecerá umidade de forma homogênea para todas as raízes, em vez de apenas para uma pequena parte delas.

Como identificar problemas e tratar petúnias
Um dispositivo de pulverização de cabo longo deixa a rega das petúnias penduradas mais fácil (Creatas/Creatas/Getty Images)

Muito ou pouca luz solar

As petúnias podem ser cultivadas em sol pleno ou sombra parcial. Se elas estão plantadas em bom substrato, em um recipiente com boa drenagem e estão sendo regadas corretamente, mas ainda estão morrendo, podem não estar recebendo a quantidade certa de luz solar. De seis a oito horas de luz solar direta diariamente é considerado exposição a sol pleno. Embora as petúnias geralmente prosperem em pleno sol, os raios solares do meio-dia podem ser demais para elas, especialmente em climas quentes. Tente movê-las para um local que receba sol pela manhã e sombra na parte da tarde. Se elas estão morrendo em uma posição de sombra parcial, onde recebem apenas de duas a quatro horas de sol por dia, mova-as para um local mais ensolarado.

Como identificar problemas e tratar petúnias
A má floração pode ser causada pela pouca exposição ao sol (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Possíveis males

As petúnias podem desenvolver podridão-da-coroa ou radicular, mofo cinzento, verticiliose e doenças virais. A podridão-da-coroa ou radicular deixará as folhas murchas e os caules amarelados, afetando o crescimento das plantas. As raízes e caules se tornarão moles. O mofo cinzento irá causar sintomas semelhantes aos da podridão radicular, bem como manchas cinzentas difusas. A verticiliose faz com que as folhas fiquem amarelas e murchem, eventualmente atingindo uma coloração amarronzada e morrendo. Doenças virais causam uma variedade de sintomas, incluindo folhagem atrofiada, com manchas ou estrias. Infelizmente, quando as petúnias desenvolvem essas doenças, elas normalmente não podem ser salvas. Por outro lado, elas são comumente disponíveis durante toda a estação de crescimento e são relativamente baratas. O melhor curso de ação é eliminar a planta doente e recomeçar o plantio. Basta desinfestar o recipiente de suspensão antes de voltar a usá-lo e colocar terra adubada fresca no envasamento.

Como identificar problemas e tratar petúnias
Doenças virais podem manchar, descolorir e até deformar as flores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível