×
Loading ...

Como identificar rachaduras perigosas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma rachadura em uma parede de tijolos nunca é um bom sinal, já que mesmo pequenas falhas podem ser indicativos de problemas maiores em toda a estrutura. Algumas rachaduras, porém, são piores que outras. Os tijolos continuam a se expandir depois de serem empilhados, e, a menos que se tome alguma medida, sempre haverá falhas nas linhas de cimento. Embora sejam feias, essas falhas não são necessariamente perigosas para toda a estrutura da construção. Outros tipos de rachaduras, entretanto, podem causar danos estruturais sérios, por isso é importante saber diferenciar uma falha perigosa de uma falha causada por expansão.

Instruções

Um exemplo de rachadura causada por dilatação entre as linhas da argamassa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Examine o local e o desenho da rachadura na parede para perceber se é possível que ela cause danos. As falhas que estão na base da construção ou que seguem linhas horizontais são sinais prováveis de rachaduras perigosas que podem levar a um possível desabamento dos tijolos.

    Loading...
  2. Veja as rachaduras na base das paredes. Se forem maiores na parte de cima e menores embaixo, podem ser rachaduras de sedimentação, causadas por movimentações no subsolo. Essas falhas frequentemente acontecem nos canos de paredes ou então percorrem toda a altura da parede. Se a rachadura é maior na base, a causa provavelmente é um soerguimento do solo, o que gera um movimento da fundação da parede. Isso é menos perigoso do que as por sedimentação, mas ainda assim pode levar a danos estruturais.

  3. Examine as rachaduras horizontais ao longo do cimento, vendo se existem cintas de amarração visíveis através dos buracos. Se houver, a rachadura é causada por uma falha das cintas. Elas servem para manter os tijolos no lugar, e, caso não funcionem, podem deslocar uma das camadas de tijolos, causando a rachadura.

  4. Veja se a rachadura segue o caminho da argamassa entre os tijolos em um desenho em ziguezague. Examine o espaço entre os tijolos e compare com o espaçamento da argamassa onde não há rachaduras. Se a distância for maior, então a rachadura em ziguezague é provavelmente o resultado de uma dilatação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...