Como identificar a síndrome do bebê cinzento

Saiba como identificar a síndrome do bebê cinzento em um recém-nascido

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Ter um bebê pode ser um dos momentos mais emocionantes na vida de uma nova mãe. Se ele tiver a síndrome do bebê cinzento, esse pode ser um dos momento mais assustadores para ela. Esse artigo ajudará a identificar essa síndrome, uma condição perigosa que ocorre nos recém-nascidos que recebem o antibiótico cloranfenicol.

O cloranfenicol é um antibiótico usado para combater uma infecção bacteriana. Se um bebê receber o remédio, ele pode ser muito tóxico e causa a reação conhecida como síndrome do bebê cinzento, podendo ser fatal.

Como identificar a síndrome do bebê cinzento

Step 1

Se você tiver um bebê prematuro ou recém-nascido, descubra se a mãe tomou o remédio cloranfenicol durante a gravidez. Os bebês não possuem as proteínas especiais no seu corpo para quebrar esse remédio.

Step 2

Dentro de dois a nove dias após o bebê ter tido acesso ao cloranfenicol, veja se ele está comendo. Se um recém-nascido tiver a síndrome do bebê cinzento, ele estaria vomitando, recusando-se a mamar e a fralda deve conter fezes moles e verdes.

Step 3

Olhe para o bebê. Se a pele dele tiver uma cor cinzenta ao invés de uma cor normal, pode ser um sinal dessa síndrome. Além disso, levante os braços e as pernas do bebê. Se estiverem frouxos, isso também pode ser um sinal.

Step 4

Olhe para os lábios e as unhas do recém-nascido. Se tiverem uma coloração azul, juntamente com a língua, o bebê pode ter cianose. Esse é um sintoma da síndrome do bebê cinzento e é causada por falta de oxigênio no sangue. O remédio cloranfenicol fica acumulado na corrente sanguínea do bebê, causando essa falta de oxigênio.

Step 5

Notifique um médico assim que sentir que a criança tem a síndrome do bebê cinzento. O profissional deve tirar a pressão arterial e a temperatura corporal do bebê. Quando sofrem com essa síndrome, os bebês têm hipotensão ou pressão baixa. Eles também podem ter hipotermia ou baixa temperatura corporal. O médico também deve sentir o coração do bebê. Finalmente, a síndrome do bebê cinzento pode causar um colapso cardiovascular se não for tratada a tempo.

eHow Brasil
×