Como identificar sintomas de neurite óptica

Escrito por wirnani garner | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar sintomas de neurite óptica
Uma doença que acomete a visão (Creative Commons License, by: won7ders, copyright September 2006,Creative Commons License, by: sevenravenspix, copyright January 2006, Creative Commons License, by: Shauna28, copyright December 2007, Creative Commons License, by: Priscilla Sigala, copyright November 2006, Creative Commons License, by: kiolero, copyright July 2007)

A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico, que transmite impulsos dos olhos para o cérebro. Ela geralmente afeta adultos com menos de 45 anos de idade, e acomete mais mulheres que homens. As causas desta condição podem ser idiopáticas ou provocadas por uma doença autoimune conhecida como esclerose múltipla. Uma inflamação do nervo óptico resulta em inchaço e danos ao revestimento protetor do nervo, chamado de bainha de mielina. Isso leva a alterações bruscas na visão, associadas a dor. Os problemas para enxergar podem piorar por sete dias e, em seguida, permanecem estáveis por 3 a 8 semanas, começando depois a apresentar uma melhoria progressiva da visão. A maioria dos pacientes acometidos tem uma boa recuperação depois de 6 meses. Mas as chances só são boas para aqueles cuja neurite óptica não está associada à outra doença. Pacientes com neurite óptica resultantes de esclerose múltipla muitas vezes ficam com a visão prejudicada. Os sintomas dessa doença são apresentados abaixo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Sintomas da neurite óptica

  1. 1

    Perda progressiva da acuidade visual -- este tipo de sintoma é caracterizado por visão turva, que segue piorando por um período de 7 dias, até se estabilizar.

  2. 2

    Dor durante o movimento do olho afetado, que segue aumentando durante uma semana, até, finalmante, parar de ocorrer.

  3. 3

    Ocorrência de dor de cabeça que pode ser generalizada ou acontecer apenas em volta da área do olho afetado.

  4. 4

    Visão de cores diminuída ou prejudicada. O paciente é incapaz de identificar cores fortes, já que a visão os faz ver tudo mais claro ou escuro do que realmente é.

  5. 5

    Aparecimento anormal de fosfenos, que são impressões luminosas que ocorrem mesmo quando a retina não está sendo estimulada. Nos olhos normais, são vistos quando alguém esfrega os olhos com as pálpebras fechadas. Depois de esfregar os olhos, aparecerão manchas de cor difusa, que são essas impressões. No caso de pacientes com neurite óptica, fosfenos aparecem mesmo sem essa pressão. Quando o paciente move os olhos horizontalmente ou tenta olhar lateralmente, eles aparecem, e se tornam ainda mais evidentes em um quarto escuro. Eles também podem ocorrer quando o paciente ouve ruídos repentinos em uma área escura.

    Como identificar sintomas de neurite óptica
    Esse ato de esfregar os olhos causa o aparecimento de fosfenos
  6. 6

    Visão prejudicada com luzes brilhantes; a maioria dos pacientes com neurite óptica conseguem enxergar melhor em um fundo mais escuro. As pupilas ficam incapazes de reagir normalmente a luzes brilhantes, tornando difícil para eles verem coisas em um fundo mais luminoso.

  7. 7

    Presença de pontos cegos na visão central dos pacientes. A visão central é o que normalmente permite que uma pessoa veja o que está à sua frente. Em pacientes com neurite óptica, aparece um ponto cego nessa área, tornando difícil para eles ler, escrever, dirigir ou fazer qualquer atividade que tenha a necessidade de que vejam as coisas à sua frente.

Dicas & Advertências

  • Embora a neurite óptica se cure sozinha e gradualmente, exames oftalmológicos regulares devem ser feitos, a fim de manter constante a visão saudável.
  • Quando algum destes sintomas aparecem, é aconselhável ir ao médico imediatamente. O tratamento precoce pode evitar danos maiores, então tenha cuidado em relação a isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível