Mais
×

Como identificar o tipo de socket da CPU

Atualizado em 20 julho, 2017

Saber o tipo de soquete da sua placa mãe é essencial se você pretende substituir seu processador por um mais avançado. O soquete a qual uma CPU é compatível será sempre listado com o nome do produto e/ou especificações. Antes de comprar um novo processador, saiba qual tipo de soquete é compatível com sua placa mãe já que há vários tipos para cada marca (Intel ou AMD).

Instruções

O tipo de soquete é geralmente escrito na placa mãe (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Descubra o tipo do seu soquete sem abrir seu computador

  1. Clique no menu "Iniciar" e dê um clique com o botão direito em "Computador". Clique em "Propriedades" para abrir a janela de controle do computador.

  2. Veja o tipo do seu processador sob a seção "Sistema" na metade de baixo da página, onde é exibido o nome completo e número do modelo do processador.

  3. Procure pelo seu processador em um banco de dados de CPUs, como no site Techpowerup (veja os Recursos). O banco de dados de CPUs mostrará qual tipo de soquete seu processador usa, e caso esteja interessado em melhorar seu sistema, você precisará encontrar um processador com o mesmo soquete, a menos que também vá fazer a substituição da placa mãe.

    Descubra o tipo do seu soquete abrindo seu computador

  1. Desligue seu computador e retire o cabo de energia.

  2. Remova a tampa do gabinete e coloque seu computador de lado.

  3. Encontre a CPU (processador). Ela é facilmente encontrada devido ao seu grande dissipador de calor e um ventilador (cooler) instalado em cima. Você deve encontrar o tipo do soquete escrito abaixo do soquete na placa mãe.

Dicas

  • Se você ainda tem o manual da sua placa mãe, você pode usá-lo para descobrir qual tipo de soquete seu computador tem.
  • Se estiver substituindo sua CPU, você também precisará certificar-se que sua BIOS seja compatível.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article