×
Loading ...

Como identificar e tratar a pneumonia aspirativa em cães

Atualizado em 23 março, 2017

Muitos donos de cães ficam alarmados quando seu animal de estimação começa a tossir e aparenta ter problemas respiratórios. Esses são sintomas de pneumonia aspirativa, uma doença que provoca uma inflamação nos pulmões e afeta cães de todas as raças e idades.

Instruções

Como identificar e tratar a pneumonia aspirativa em cães (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Observe se seu cão apresenta sintomas de pneumonia aspirativa, tais como letargia, tosse e depressão. Além disso, é provável que um animal doente não tolere fazer exercícios físicos.

    Loading...
  2. Como essa doença pode ser fatal, é necessário providenciar atenção médica imediatamente. Entre em contato com um veterinário e leve o cão para uma clínica veterinária. Mantenha-se calmo ao transportar o animal para ajudá-lo a relaxar.

  3. Elabore um plano de tratamento para seu cão. Assim que o veterinário realizar os exames de sangue e as radiografias, ele fará um diagnóstico. Os cães com essa doença devem ficar em repouso na cama com atividades limitadas. O veterinário pode precisar limpar o excesso de secreções para facilitar a respiração do animal.

  4. Considere uma cirurgia para os casos mais graves. Embora isso seja raro, às vezes ela é necessária. O procedimento remove os corpos estranhos que estão causando a doença.

  5. Administre os medicamentos prescritos pelo veterinário. Dependendo da situação de seu cão, ele pode precisar de antibióticos. Mesmo que o animal pareça ter melhorado, continue a administrar os medicamentos conforme as recomendações. Caso contrário, o cão terá uma recaída grave.

Loading...

Dicas

  • Proporcione um ambiente relaxante para seu cão, considerando que durante a recuperação é importante minimizar o estresse. Coloque a cama do animal em um canto tranquilo na casa e lembre às crianças que ele está se recuperando.

Aviso

  • Inicie o tratamento o quanto antes, pois a pneumonia aspirativa pode ser fatal.
  • É possível que seu cão precise passar vários dias internado na clínica antes de voltar para casa.

Recursos

Loading ...
Loading ...