on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar um varistor

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

Um varistor de óxido de metal ou VOM, protege equipamentos eletrônicos sensíveis de picos de voltagem em uma rede elétrica. Um aparelho eletrônico pode ter milhares de transistores e resistores, mas apenas um um dois varistores. Apesar deles se parecerem com um condensador, você pode identificá-los pela cor, marcas e localização. O VOM estará sempre perto do alimentador de eletricidade do aparelho e ligado a um fusível. Muitos VOMs possuem cores sólidas e o tamanho de uma moeda.

Instruções

Você pode identificar um varistor pelo seu tamanho, cor e localização (electronics image by chrisharvey from Fotolia.com)
  1. Tire o equipamento da tomada. Usando as chaves de fenda, abra a tampa do local que contém a parte eletrônica.

    Loading...
  2. Siga pelo local onde o cabo de alimentação adentra a tampa. O cabo irá passar através de um anel isolante e conectar-se a uma placa de circuito. Você deve ver um porta fusível na placa ou montado na tampa.

  3. Continue seguindo a entrada do cabo de alimentação até a fonte de energia. Em série com o fusível e paralela à fonte, você irá encontrar um ou dois varistores. Eles terão ou o formato de um bloco ou de um disco, assim como um condensador. Ao contrário deste, que possui taxas de capacitância e voltagem impressas nele, O VOM terá apenas um simples código ou voltagem. Assim como o condensador, o varistor possui duas ligações. Muitos VOMs em disco são pretos, azuis, vermelho ou amarelos, para se destacarem. Os varistores menores podem ter o formato de gotas oblongas em um par de ligações axiais.

  4. Feche a tampa de seu equipamento eletrônico e reinstale os parafusos.

Loading...

Dicas

  • Equipamentos antigos, feitos antes dos anos 70 não possuem varistores.

O que você precisa

  • Conjunto de chaves de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...