Como identificar vazamento de gás em geladeira

Escrito por jared lewis | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar vazamento de gás em geladeira
Vazamentos de gás não são problemas frequentes em geladeiras, portanto não é tão simples concluir o motivo do mau funcionamento do aparelho (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Geladeiras promovem resfriamento a partir de um ou dois tipos diferentes de gases. Em modelos mais antigos, o gás mais comum é o clorofluorcarbono, conhecido como freon. Geladeiras atuais não utilizam freon, por seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Em vez disso, utilizam um gás menos danoso ao meio ambiente, conhecido como tetrafluoretano, também identificado pela sigla HFC-134a. Quando uma geladeira passa a não resfriar adequadamente, muitos proprietários concluem que o problema é falta de gás. Compreender problemas de vazamento é uma tarefa simples.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Avalie os motivos que desencadearam a desconfiança de um vazamento. Se a geladeira estiver apenas não resfriando adequadamente, não é possível concluir que está ocorrendo um vazamento de gás. É provável que a geladeira esteja com qualquer outro problema. A ideia de que o gás da geladeira vai sendo consumido é um erro conceitual. Esse gás é parte de um sistema fechado e permanece comprimido. Não ocorre uma dissipação naturalmente. Apenas um vazamento pode reduzir a disponibilidade de gás.

  2. 2

    Sinta o cheiro, para tentar identificar o vazamento. Se suspeitar de vazamento, deverá sentir o odor. Os gases freon e HFC-134 apresentam odores distintos, que facilitam a sua identificação. Ao primeiro sinal de vazamento de gás, abra as portas e as janelas e afaste-se do eletrodoméstico. Até a atualidade, não foram identificados efeitos prejudiciais à saúde a longo prazo por estes gases, mas podem causar problemas a curto prazo. Os gases são mais densos do que o oxigênio, portanto o odor deve se concentrar nas camadas inferiores de ar, a menos que o vazamento seja muito grande e rápido.

  3. 3

    Desconecte a geladeira da tomada e use uma solução de sabão em água para procurar vazamentos. Use um detergente comum e um pouco de água morna para esse teste. Encha uma garrafa com spray com a solução, afaste a geladeira e borrife um pouco da solução nas serpentinas e ao redor do compressor. Se o gás estiver vazando, note a formação de bolhas no local do vazamento. Esse teste não serve para todos os aparelhos. Em algumas geladeiras, esses componentes se encontram na parte interior e não são acessíveis.

  4. 4

    Procure uma assistência técnica qualificada. Determinar a pressão do gás em uma geladeira requer técnicas especiais. Técnicos são licenciados e certificados para realizar esse tipo de serviço. Por conta das leis de proteção ao ambiente sobre a emissão de gases prejudiciais, é melhor deixar uma pessoa autorizada efetuar o conserto. Além disso, se a geladeira não estiver com vazamento de gás, o técnico poderá determinar qual o problema e como poderá ser solucionado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível