Como identificar um verbo

Vendo 1 de 3
  • Os verbos são imprescindíveis para formar orações (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Nem toda oração precisa de um substantivo, mas todas precisam de um verbo. Portanto, é imprescindível que seus estudantes aprendam a identificá-los o mais cedo possível nas aulas de gramática. Sem este conhecimento básico, eles eventualmente terão problemas escolhendo os tempos e as formas certas, e seus artigos e suas provas acabarão cheios de fragmentos de orações. Siga estes passos para ensinar aos estudantes a reconhecer verbos.

    Deslize aqui para continuar
  • Passo 1

    Comece com o tipo mais básico de verbo, o que descreve uma ação. Ele é o mais fácil de entender para as crianças. Em uma oração do tipo "João subiu a colina", será fácil para eles saber qual das palavras é o verbo.

  • Passo 2

    Explique a relação de um verbo com o sujeito da oração. Comece com orações simples, nas quais quem fizer a ação apareça logo antes do verbo. Depois, continue com exemplos mais complicados, como "O gato abana o rabo sobre o tapete".

  • Passo 3

    Fale sobre o verbo em relação ao objeto na oração. O objeto frequentemente aparece depois do verbo, portanto isso pode contribuir para que os estudantes se confundam com os substantivos.

  • Passo 4

    Enfatize a função de um verbo como uma forma de saber qual das palavras de uma oração o é. Uma palavra como "olhar", que pode ser um verbo ou um substantivo, confundirá as crianças se não souberem que os verbos indicam uma ação, mas os substantivos denotam uma pessoa, lugar ou coisa.

  • Passo 5

    Quando tiverem aprendido a identificar os verbos de ação, ensine aos alunos os verbos de ligação. Infelizmente, não há como evitar a memorização, mas lhes dizer que os verbos de ligação frequentemente acompanham os de ação pode ajudá-los a reconhecê-los.

  • Passo 6

    Apresente às crianças as terminações verbais "ando", "endo", "indo", "ado" e "ido" como forma de separar verbos de outras categorias gramaticais. No entanto, enfatize que é preciso buscar outros sinais (discutidos neste guia) para verificar que a palavra esteja, de fato, sendo usada como um verbo na oração.

  • Passo 7

    Ensine os verbos irregulares quando os alunos tiverem memorizado os verbos de ligação. Embora aprender a reconhecer verbos possa ser frustrante, é uma forma fácil de saber qual é o verbo em uma oração.

  • Deslize aqui para saltar publicidade
Vendo 1 de 3
Ver tudo em uma página

Foto