on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar um violino Stainer

Atualizado em 17 abril, 2017

Jacob Stainer foi um dos primeiros fabricantes de violino famosos, e o primeiro conhecido vindo do que hoje é a Áustria. Seus projetos de violino tornaram-se muito influentes entre os fabricantes do mundo todo, e seus instrumentos eram os mais cobiçados na Europa até o final do século XVIII. Hoje, seus violinos são raros e continuam altamente desejáveis por músicos que tocam música clássica antiga. Não se sabe exatamente quantos existem e identificar esses instrumentos é difícil. Stainer nunca fez dois violinos exatamente iguais e, por causa da sua popularidade, seus violinos foram os primeiros a serem copiados com rótulos falsificados. (Referência 1)

Instruções

Desde o seculo XVII, os violinos Stainer estão entre os mais procurados e raros (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Olhe para a forma do corpo. Os violinos Stainer constantemente têm a parte inferior da parte detrás (tampo inferior) amplas e um arco pronunciado no tampo superior em relação ao inferior. Quando segurado na horizontal, você deverá conseguir ver através de ambos os buracos "F" (por onde o som sai). Os cantos dos Cs, ou as partes mais largas do formato de ampulheta do instrumento, estendem pouco em comparação com outros violinos. (Referências 1,2,3)

    Loading...
  2. Verifique o artesanato. Stainer é conhecido por sua habilidade altamente qualificada. Muitos dos seus violinos são adornados com entalhes intricados, e às vezes com cabeça de leão, anjos ou mulheres esculpidos. Os buracos "F" têm extremidades circulares. Eles são pequenos e, às vezes, assimétricos, com o direito mais alto. (Referências 2,3)

  3. Verifique a cor. O verniz, semelhante aos vernizes da área de Cremona na Itália, variam de totalmente transparente para tons de amarelo, marrom, laranja até castanho. Alguns têm uma tábua amarela clara e o resto das partes são marrons escuras. (Referências 2,3)

  4. Procure por um rótulo. Stainer escreveu à mão os rótulos dos seus violinos. Um rótulo digitado indicará que o violino provavelmente não seja um Stainer verdadeiro, ou que o rótulo foi feito e colado, mais tarde, por um negociante. (Referências 1,3)

Loading...

Aviso

  • Dada a raridade e o valor dos violinos Stainer, isso deverá servir apenas como um guia de identificação rudimentar com base nas características desses instrumentos. É altamente aconselhável que você consulte um especialista em violino para uma autenticação verdadeira em vez de tentar fazê-lo sozinho.

Referências

Loading ...
Loading ...