Mais
×

O que fazer por idosos em asilos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Há muitas maneiras de ajudar idosos em instalações de asilos. Muitas vezes, muitos deles têm poucas pessoas na família ou ninguém e as visitas não são frequentes. Viver longe de casa pode ser inquietante, para alguns. Idosos que são mentalmente e fisicamente ativos são mais felizes. Voluntariar-se em asilos ajuda os funcionários e é uma maneira satisfatória de passar o tempo livre. Leia abaixo as dicas, para começar.

O que podemos fazer por idosos em asilos? (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Atividades ativas

Muitos idosos são pessoas muito ativas e não querem passar o dia todo no interior das instalações. Se as regras permitirem, ofereça-se para levar o idoso para passear. Mesmo se for uma ida ao correio ou a uma loja local, já pode ser uma grande ajuda para alguém que talvez não seja capaz de dirigir mais. Muitas vezes, uma viagem curta até o centro da cidade alegra o dia de uma pessoa, porque poderá ver as pessoas que conhece e tem a chance de fazer parte da comunidade. Eles também podem querer fazer comprar em lojas. Pergunte sobre possíveis presentes que eles possam querer comprar para a família e ofereça-se para levá-los.

Em um dia quente, um passeio em um parque local ou simplesmente ao redor do prédio pode ser animador. Leve um lanche e desfrute de uma conversa leve sobre as atividades do dia. Para os idosos que precisam de ajuda para carregar equipamentos médicos ou se o clima não permitir atividades ao ar livre, faça uma caminhada em torno do interior da instalação. Peça ao idoso mostrar o local e contar como é viver lá.

Atividades passivas

Nem todos os idosos têm a capacidade de participar de atividades físicas, mas muita coisa pode ser feita em uma cadeira de rodas ou mesmo na cama. Leve livros, para ler em voz alta. Poesia é bom porque pode ser lida e discutida em conjunto. Pode desencadear uma memória ou uma história.

Ouça histórias. Muitas vezes, pessoas mais velhas querem falar e contar eventos favoritos ou apenas recapitular o dia, assim como todos nós. Seja um bom ouvinte e conte histórias também. Deixe a pessoa conhecê-lo. Nada alegra alguém como a ligação com outro ser humano e, para pessoas que não podem ter um grande número de visitantes, uma conexão com alguém é essencial.

Jogue baralho. Leve um conjunto de cartas para jogarem. Convide alguns dos outros moradores para jogos em grupo. Jogos de tabuleiro, como damas e xadrez, também são jogos ideais para desfrutar em grupo.

Peça ao idoso para mostrar fotos da sua família, incluindo filhos e netos. Verifique a possibilidade de instalar um quadro de avisos e ofereça para pendurar fotos dos entes queridos ou ajude-os a exibir fotos emolduradas pelo quarto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article