Mais
×

Os idosos devem consumir o Ensure para uma melhor nutrição?

Atualizado em 13 junho, 2017

Uma nutrição adequada ajuda a garantir que os idosos permaneçam com boa saúde, auto-suficientes e mantenham uma elevada qualidade de vida, explica o National Resource Center on Nutrition, Physical Activity and Aging na Florida International University. Infelizmente, os idosos muitas vezes experimentam alterações fisiológicas, sociais, ambientais e econômicas que afetam a sua ingestão nutricional. O Ensure, um suplemento nutricional líquido, pode ajudar a aumentar o conteúdo nutricional da dieta de um idoso.

Os idosos podem precisar consumir o Ensure para melhorar suas necessidades nutricionais (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Conteúdo nutricional

Cada lata de Ensure oferece a mesma nutrição. Cada porção de 236,5 ml contém 350 calorias e 11 gramas de gordura, de acordo com o U.S. National Library of Medicine, e também fornece 440 g de potássio, 240 mg de sódio e 13 g de proteína. As vitaminas e minerais fornecidos pelo Ensure incluem vitaminas A e C e cálcio. Outros nutrientes fornecidos são ferro, vitamina D, ácido fólico e vitamina B12, entre outros.

Significado

Há várias razões para uma pessoa idosa precisar de um suplemento nutricional como o Ensure. Os idosos muitas vezes não conseguem absorver os nutrientes suficientes, especialmente se sofre de uma doença ou fragilidade, de acordo com o Consumer Reports. Algumas precisam consumir o Ensure quando um distúrbio digestivo ou doença crônica como o câncer limita a quantidade de nutrientes absorvidos pelo intestino.

Benefícios

O Ensure pode beneficiar uma pessoa idosa de diversas maneiras. Ele possui um alto teor calórico que pode repor rapidamente as calorias não consumidas devido a problemas fisiológicos, falta de acesso aos alimentos, falta de vontade de comer ou falta de apetite causada por medicamentos. Os suplementos garantem a ingestão adequada de nutrientes, especialmente de cálcio, vitamina D, zinco e vitamina B12, que são muito importantes para o funcionamento normal e cicatrização de feridas, de acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics.

Considerações

O Ensure pode trazer diversos benefícios, mas também possui pontos negativos. O alto teor de calorias pode causar ganho de peso se o idoso já consome calorias suficientes para a manutenção do peso, aumentando o risco de obesidade e de doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Como um lanche ou uma refeição de substituição, ele pode diminuir os nutrientes naturais encontrados em frutas, legumes e grãos integrais consumidos, diz o Dr. Michael Hall, médico de família do Dubois Regional Medical Center. O corpo absorve e utiliza nutrientes naturais mais facilmente do que da dose fornecida por suplementos.

Opções alternativas

Para minimizar a necessidade do Ensure, incentive um consumo saudável de calorias e nutrientes. Adicione manteiga de amendoim em biscoitos, torradas, vegetais crus e frutas frescas; polvilhe nozes picadas ou grãos de trigo em frutas, iogurte ou cereal; e acrescente clara dos de ovo em omeletes. Outras opções incluem melhorar o sabor de alimentos leves com especiarias, planejar lanches saudáveis ​​entre as refeições e incentivar a atividade física.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article