Mais
×

Como fazer uma igreja medieval tridimensional de isopor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Isopor é um material leve, que, quando bem trabalhado, pode ser usado para criar modelos expressivos. Usando blocos de isopor, você pode recriar o estilo arquitetônico único que distingue o design das igrejas da época medieval. Muitas das técnicas usadas no entalhe da madeira podem ser aplicadas ao isopor, para criar linhas, planos e curvas detalhadas. Isso o torna um material útil para a construção de modelos 3D, que podem ser vistos de qualquer ângulo.

Instruções

Igreja medieval (church. Entrance of a church image by L. Shat from Fotolia.com)
  1. Corte um bloco de isopor grande o bastante para esculpir o modelo completo da igreja. Um bloco de espuma de qualquer tamanho pode ser criado colando múltiplas folhas ou blocos de isopor, usando adesivo. Deixe o adesivo secar antes de começar o processo de entalhe.

  2. Faça materiais de referência para usar quando for esculpir a igreja. Fotos da igreja de verdade tiradas de vários ângulos ou desenhos de uma igreja em estilo medieval podem servir como materiais de referência.

  3. Marque o design da igreja no bloco de isopor. Desenhe todos os lados da igreja nos lados do bloco, marcando as áreas que serão cortadas.

  4. Use um cortador elétrico para retirar as porções maiores do bloco que não sejam necessárias para o entalhe. Ligue o cortador e espere 30 segundos, para que ele atinja a temperatura de corte. Coloque-o na extremidade do isopor, em uma das linhas marcadas, e mova-o lentamente, usando as linhas como guia. O cortador passará rapidamente pelo isopor, fazendo uma linha limpa. Use esse método para cortar o formato geral da igreja a partir do bloco maior de isopor.

  5. Faça mais detalhes no isopor, usando um estilete para cortar pedaços menores desnecessários. Uma grosa pode ser usada também no isopor, para ajudar a criar mais detalhes.

  6. Continue a esculpir o formato desejado no isopor, usando um estilete afiado e uma grosa. Use facas de entalhe diversas para fazer os cantos e as aberturas do bloco. Siga os cortes com uma lima, para suavizar as superfícies. Use a foto ou o desenho da igreja para guiá-lo durante o processo de escultura, até que você tenha terminado de fazer o modelo.

  7. Lixe as beiradas do modelo, para suavizá-lo. Use uma lixa fina para conseguir uma superfície tão suave quanto possível. Isso deve ajudar, se você planeja pintar o modelo após a construção.

Aviso

  • Usar um cortador elétrico no isopor cria fumaças que podem ser perigosas, quando inaladas, então só o utilize em áreas bem ventiladas.

O que você precisa

  • Bloco de isopor
  • Adesivo para isopor
  • Cortador de espuma elétrico
  • Estilete
  • Grosa
  • Facas de entalhe
  • Lima
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article