Mais
×

As ilhas que são destinos dos sonhos

Apaixone-se pelas mais belas ilhas do mundo
Getty Images

Introdução

"É possível se apaixonar à primeira vista por um lugar, assim como por uma pessoa", afirma o romancista inglês Alec Waugh. Preparem-se isto mesmo: as ilhas mais bonitas do mundo seduzem muitos viajantes com suas paisagens espetaculares e atributos sensuais. A estadia nelas pode ser rápida, mas com certeza inesquecível.

Os prédios brancos de Santorini brilham ao sol
Getty Images

Santorini, Grécia

Os prédios caiados, que são marca registrada de Santorini, brilham nesta ilha rochosa banhada pelo sol, a 190 km a sudoeste da Grécia, no azul profundo do Mar Egeu. A BBC Travel, que a define como uma das mais belas ilhas do mundo, cita que "ela não se parece com nenhum outro lugar na Terra". Ela sobreviveu ao que tem sido chamado de maior erupção vulcânica já registrada e é famosa por seus pores do sol imperdíveis, criando um fundo noturno colorido na paleta azul e branca da ilha.

Mauí tem uma vegetação exuberante
Getty Images

Mauí, Havaí

Mauí figura no primeiro lugar na lista de melhores ilhas do mundo no Reader's Choice Awards de 2012 da revista "Condé Nast Traveller" e é fácil verificar o motivo. Essa ilha tem praias tropicais exóticas, mas isso não é tudo. Distante das praias, é possível descobrir cachoeiras, vegetação exuberante, o vulcão Haleakala e baleias — de dezembro a maio.

A paisagem de telhados vermelhos e cenário verdejante surpreende os viajantes
Getty Images

Ilha da Madeira, Portugal

Ao escutar a palavra "Madeira", a maioria das pessoas pensa no vinho pelo qual a ilha é conhecida. Para os que conhecem mais, poderá levar a pensar em britânicos de classes sociais mais altas em férias em lugares tranquilos ou sofisticados. Mas esta não é a Madeira dos avós. Sofisticados hotéis boutique, casas noturnas, cassinos e culinária luxuosa esquentam o lugar por volta de meia-noite. Uma estadia nesta ilha de telhados vermelhos e cenário verdejante subindo do Atlântico espalha excitação, charme e beleza surpreendente por todos os que se aventuram neste paraíso normalmente ignorado.

A ilha de Boracay faz pensar que estamos em Shangri-La
Stuart Dee/The Image Bank/Getty Images

Boracay, Filipinas

A ilha de Boracay, nas Filipinas, é a primeira da lista das melhores ilhas do mundo da revista "Travel + Leisure" de 2012. Sarah Storms, em artigo para a revista em agosto de 2011, indicou que ela deviera ser uma das últimas ilhas desconhecidas do mundo. Com areia macia, praias extensas, serviços de luxo e oportunidades de mergulho, Boracay é só aventura. E mesmo que Shangri-La seja um lugar imaginário, você poderá acreditar que o encontrou ali — principalmente ao se hospedar no resort da ilha que roubou esse nome legendário para uso próprio.

Os altos penhascos de Capri roubam a cena
Getty Images

Capri, Itália

De músicas como "Isle of Capri" de Sinatra até as calças capri e os filmes "Começou em Nápoles" e "Paraíso Proibido", esta ilha é o resumo do romance e da fantasia. Penhascos altos elevando-se do mediterrâneo cintilante roubam a cena — exótica e espetacular. A arquitetura atraente, jantares em restaurantes onde a cozinha italiana é de praxe, quartos com vista e um clima ótimo para a alma tornam Capri essencial nas listas de "melhores ilhas".

Fiji é uma ilha exuberante
Getty Images

Fiji

A esperada areia exuberante de Fiji, as atraentes águas límpidas do Pacífico Sul e muitos locais agradáveis podem sugerir que não há nada em especial para se exaltar. Mas imagine tudo isso a 2.000 km do país mais próximo — a Nova Zelândia — e é possível começar a ter uma ideia do motivo para ela constar nas listas de "melhores ilhas", como a classificação da revista "U.S. News and World Report". Admiravelmente e com certeza, Fiji faz jus às expectativas no departamento de pores de sol tropicais.

As ilhas de San Juan ficam próximas à costa de Seattle
Getty Images

Ilhas San Juan, Washington

Se você pensou que estas ilhas paradisíacos são exclusividade das regiões próximas aos trópicos, se enganou. As ilhas de San Juan, a apenas 160 km de Seattle, no norte dos Estados Unidos também figuram entre os mais bonitos destinos insulares. É possível embarcar em uma barca de automóveis para chegar na Ilha de San Juan ou Orcas, onde você poderá encontrar uma vegetação de árvores e plantas decíduas como fundo para a sensibilidade artística e descontraída da vizinhança de Seattle. Lá você também encontrará restaurantes originais, poderá observar baleias, passear de kayak e caminhar — além de ver muitas estrelas à noite.

As Ilhas Scilly estão entre as dez melhores ilhas da "National Geographic"
Getty Images

Ilhas Scilly, Reino Unido

Se você disser que vai ao Reino Unido, as pessoas logo imaginarão que está indo a Londres, talvez para as colinas Costwolds ou para a Escócia. De fato, o Reino Unido em si é uma ilha, mas seus charmes são de uma natureza completamente diferente. Pouco conhecidas deste lado do oceano, as Ilhas Scilly, pertinho da Cornualha no Atlântico, têm um lugar na lista das dez melhores ilhas da "National Geographic". Estas ilhas têm o mar, a areia e as ondas necessárias — e a excelência da arquitetura e dos jardins ingleses quando não se está na praia.