O que é o Illustrator Portable?

Escrito por james crider | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o Illustrator Portable?
Aprenda sobre os prós e contras do Illustrator Portable (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Adobe Illustrator é um programa de edição vetorial que permite aos designers gráficos criarem logotipos, texto e outros documentos visuais. Suas versões comuns devem ser instaladas em um único computador e não podem ser movidas. O Illustrator Portable (Portátil) é uma versão não-oficial que pode ser executada sem que precise ser instalada, e pode ser movida de um computador a outro através de um pen drive ou disco rígido externo. Há muitos problemas legais e de usuário com esse aplicativo que os usuários devem conhecer antes de usá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Programas portáteis

A maioria dos programas de Windows deve ser instalada através de um arquivo executável, o que gera uma grande quantidade de arquivos no disco rígido e no registro do computador. A maioria deles não pode ser movida, e deve ser desinstalada para que possa ser removida completamente. Os "programas portáteis" são um termo não-oficial para os que podem ser executados a partir de um único arquivo ou pasta, sem que precisem ser instalados. Eles costumam ser pequenos, ou, pelo menos, menores do que os completos, podem ser movidos para pen drives e discos externos e executados em outro computador quase imediatamente.

Versões portáteis do Illustrator

"Illustrator Portable" é o nome não-oficial das versões modificadas do Illustrator que podem ser executadas sem que sejam instaladas. Levando em conta que ele é um programa grande e complexo, essas modificações são úteis para designers gráficos e outros usuários que possuem vários computadores. A Adobe não criou uma versão portátil oficial, e todos os seus programas portáteis são modificações criadas sem permissão por usuários.

Benefícios e desvantagens do Illustrator Portable

O benefício mais óbvio do Illustrator Portable é que ele pode ser executado sem ser instalado, o que economiza um tempo considerável, especialmente ao ser movido entre computadores. Ele pode ser armazenado e executado a partir de um pen drive ou disco rígido, e a maioria das versões possui menos de 500 megabytes de tamanho, o que é uma compressão considerável em relação ao original. Porém, essas modificações fazem que ele seja consideravelmente mais lento do que a versão normal, e os computadores mais antigos podem nem conseguir executá-lo. Muitas de suas versões são instáveis e podem travar aleatoriamente, causando uma perda frustrante de seus trabalhos gráficos.

Problemas legais

Nenhuma versão portátil do Illustrator é licenciada, não precisando de um código de ativação. Se, por um lado, os usuários que compraram o Illustrator legalmente e o registraram talvez possam usar a versão portátil legalmente, usá-lo sem possuir uma licença infringe seus direitos autorais, e torna o usuário sujeito a processos cíveis e criminais na maioria dos países. A pirataria de versões portáteis de programas caros é muito frequente e deve ser evitada, devido à chance de problemas legais e a ameaças em potencial para seu computador. Note que as versões diferentes dos softwares requerem licenças específicas. Se tiver uma licença do Adobe Illustrator CS3, mas baixar e usar o Illustrator Portable CS5, ainda é considerado pirataria e violação de direitos autorais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível