on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual o tipo de iluminação para uma oficina?

Você pode não prestar muita atenção à forma que escolheu para iluminar sua oficina até que esteja fazendo um trabalho minucioso e não consiga ver o que precisa. Planejar a iluminação para uma série de usos diferentes pode tornar seu trabalho mais fácil e reduzir as preocupações quando estiver ocupado.

A iluminação certa em sua oficina pode fazer a diferença no tempo de trabalho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Iluminação geral

Uma luz brilhante, equilibrada e bem distribuída é importante em uma oficina, não apenas para a visibilidade, mas também para a segurança. Áreas escuras ou sombrias não são adequadas para trabalhar, especialmente se há ferramentas. Por outro lado, luzes brilhantes e ofuscantes podem causar estrabismo e cansaço visual e as áreas sombreadas tornam o trabalho mais difícil. A distribuição de luminárias fluorescentes no alto pode ser uma boa solução de iluminação para essa necessidade. Elas fornecem mais luz de forma mais barata do que os outros tipos de iluminação. Luz incandescente ou luminárias de lâmpada comum podem funcionar, mas iluminam uma área menor. Utilize refletores se esses jogos são o que você têm para trabalhar a fim de direcionar a luz para baixo na área de trabalho.

Loading...

Iluminação direta

Algumas áreas de uma oficina vão exigir iluminação específica e direcionada. Isso poderia significar uma pequena luminária de bancada que lança luz direta em um ponto específico. Trabalhos de detalhe são beneficiados com esse tipo de iluminação. Alternativamente, você pode mover pequenas luminárias que se fixam nos móveis. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um carro, uma luz de trabalho portátil é necessária, pois você não terá luminárias montadas no chão para iluminar por baixo em um veículo.

Iluminação para trabalho detalhista

A lente de aumento fluorescente é uma ferramenta útil para ter em trabalhos finamente detalhados ou rápidos. Esses aparelhos podem ficar em uma bancada de trabalho ou livres no chão, e ambos ampliam e iluminam de forma difusa diretamente sobre o que você precisa ver. Isso pode ser útil para o trabalho muito minucioso, na busca de uma pequena parte ou defeito ou uma variedade de outras tarefas.

Segurança

Iluminação para circunstâncias inesperadas é uma necessidade em uma oficina. Lanternas com pilhas montadas em uma área de fácil acesso são importantes em caso de emergência. Mantenha do lado de fora tripés com lâmpadas halógenas em caso de perda de potência. Também obtenha uma lanterna de emergência recarregável ou holofote com um adaptador AC e, se possível, luzes de emergência alimentadas por baterias que ativam quando acaba a energia. Você não quer tropeçar no escuro em uma oficina cheia de ferramentas perigosas, quando a luz acaba, então tenha uma iluminação de segurança pronta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...