Como iluminar um cômodo escuro

Escrito por jennifer blair Google | Traduzido por luisa damulakis
Como iluminar um cômodo escuro

Claraboias dão uma iluminação natural a um quarto sem janelas

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Seja o quarto, banheiro ou sala de estar, um cômodo escuro e sombrio geralmente não é o lugar no qual você mais gosta de ficar. Sem uma iluminação adequada, um aposento pode transmitir uma sensação de frio e parecer pouco convidativo, tornando difícil a realização de atividades básicas como ler um livro ou terminar um relatório para o trabalho. Existem formas de iluminar até mesmo o mais escuro dos quartos – você só precisa ser um pouco criativo na hora de decorar.

Outras pessoas estão lendo

Coloque luminárias

O jeito mais efetivo de iluminar um quarto escuro é colocando luminárias. Luzes de mesa e de chão ajudam a iluminar áreas específicas, mas são as luzes de teto que funcionam melhor para proporcionar um efeito de iluminação geral em todo o espaço. Luzes embutidas são uma ótima opção, pois essas luminárias simples podem ser instaladas por toda a superfície do teto, cobrindo todo o cômodo. Luzes "spot" também funcionam bem e possuem a vantagem de poderem ser ajustadas individualmente, focando áreas do aposento que sejam particularmente mais escuras.

Instale uma claraboia

Se o seu cômodo não possui janelas e nenhuma das paredes dá para o exterior, a alternativa é instalar uma claraboia que possa levar luz natural ao ambiente. Basicamente, a claraboia é uma janela instalada no teto, mas elas são disponibilizadas em uma grande variedade de estilos. Uma claraboia tradicional funciona bem em um aposento amplo, e você pode até mesmo optar por um modelo que abra, para também melhorar a ventilação do cômodo. Caso o aposento seja pequeno, uma claraboia tubular é a melhor opção, necessitando de menos espaço no teto para ser instalada.

Use cor clara nas paredes

Além de colocar luminárias e introduzir mais luz natural para iluminar o cômodo, você deve aumentar a disponibilidade de luz usando as cores certas na decoração. Em um espaço escuro, sempre é melhor usar um tom claro nas paredes, para refletir a luz presente e deixar o cômodo mais iluminado e amplo. Um tom brilhoso de branco com certeza fará o aposento parecer mais cheio de luz. Entretanto, se a preocupação for de que o branco fique muito forte, prefira um tom mais quente, como creme ou bege. Um amarelo ensolarado ou pêssego suave pode também dar certo.

Coloque espelhos

Espelhos também são um jeito prático de iluminar um quarto escuro. Ao refletir a luz, eles fazem o espaço parecer mais amplo. Procure um espelho decorativo que combine com o estilo do aposento e pendure-o no lado oposto à entrada da luz – em frente a uma janela ou à luminária principal do ambiente. Caso não queira um espelho pendurado, outra opção é cobrir as paredes com papel de parede metálico ou prateado, refletindo a luz. Para evitar que o cômodo fique muito exagerado, crie uma parede complementar colocando o papel de parede em apenas uma das paredes, oposta à entrada de luz.

Prefira piso branco

Assim como pintar as paredes em uma cor clara faz o cômodo escuro parecer mais iluminado, optar por um piso branco também ajuda a clarear o ambiente. Carpete branco é uma alternativa ideal para o quarto ou sala de estar, enquanto azulejos brancos combinam com o banheiro. Se o seu piso for de madeira e estiver apresentando sinais de desgaste, considere pintá-lo de branco, o que ajudará a trazer mais luz para o aposento.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media