Mais
×

Como iluminar cômodos escuros sem luz natural?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um cômodo sem luz natural pode parecer uma caverna e apresentar um desafio de design. Iluminar uma sala sem luz natural, que muitas vezes significa não ter janelas, envolve estratégias de iluminação, cores e uma seleção de mobília. Com esses elementos corretamente posicionados, um proprietário pode facilmente criar uma sala clara e convidativa, mesmo com ausência da luz do sol.

Instruções

Porões reformados geralmente não têm luz natural (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Instalar cômodos com luminária em trilho ou spot. Esse tipo de iluminação clareia o cômodo do topo da parede até o chão, dando a ilusão de raios de sol. Remova as lâmpadas fluorescentes, os abajures, e as instalações na parede que espalham a luz horizontalmente.

  2. Pinte as paredes e o teto com cores claras, ou instale papel de parede claro. Quanto mais escuras forem as paredes, mais elas absorverão a luz e terão uma aparência de caverna. Pense em cores como cinza claro, tons de branco ou creme para as paredes.

  3. Cubra os assoalhos de madeira com um tapete claro, ou troque o piso para cores mais claras.

  4. Retire qualquer móvel escuro e volumoso. Selecione móveis que são simples e com linhas regulares. Se os estafamentos forem escuros, coloque capas mais claras. Use vidro onde puder, por exemplo, uma mesinha de canto ou de centro.

  5. Substitua pinturas escuras por arranjos espelhos emoldurados, eles refletem a luz e darão aparência de mais iluminação e de ambiente mais arejado. Remova acessórios escuros, como velas ou enfeites escuros, troque por arranjos florais mais claros ou por vasos com flores.

O que você precisa

  • Luminária em trilho ou spot
  • Tinta ou papel de parede
  • Tapetes
  • Capas de sofá
  • Espelhos
  • Vasos de flores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article