Imersão de enxofre e micose

Escrito por katherine bryant | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Imersão de enxofre e micose
Gatinhos têm alto risco de contrair micose, mas a imersão em enxofre é um tratamento seguro e eficaz (kitten image by AGphotographer from Fotolia.com)

A micose, ou dermatofitose, é uma infecção fúngica da pele, cabelos e unhas, bastante comum em pessoas e animais de pequeno porte, especialmente em gatos. Ao passo que a infecção pode ser eliminada pelo sistema imunológico em aproximadamente três meses, o tratamento imediato irá assegurar que a contaminação não se espalhe para outros moradores da casa. As veterinárias Karen A. Moriello e Susan Newbury, da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison e dos Serviços Veterinários da Sociedade Humanitária do Condado de Dane, respectivamente, recomendam a imersão de enxofre como um tratamento barato e seguro, mesmo para gatos novos.

Outras pessoas estão lendo

Reconhecendo a micose

A micose aparece tradicionalmente em uma região circular onde ocorre perda de pelo e descamação da pele. As áreas mais afetadas são a face, as orelhas, o rabo e as patas (especialmente no leito ungueal). Essas infecções podem ou não coçar, ocorrendo em qualquer animal, sendo que gatos pequenos ou idosos têm mais chances de pegar. Um veterinário pode fazer um diagnóstico definitivo para uma cultura fúngica.

Tratamento com enxofre

O tratamento tópico com enxofre pode ser feito em casa ou por um veterinário. A preparação mais comum é a mistura de 250 ml de enxofre em 3,70 litros de água morna. Em gatos domésticos você pode aplicar a solução com um pesticida ou pulverizador. Gatos não tão sociáveis podem ser pulverizados através de uma gaiola de arame. Uma esponja deve ser usada para tratar o rosto e as orelhas, para que nenhuma solução entre nos olhos. O programa UC Davis Koret Abrigo de Medicina recomenda duas aplicações por semana e aprova o uso de imersão de enxofre em gatas amamentando e grávidas, assim como em filhotes com mais de 2 a 3 semanas.

Eficácia

Os sinais visíveis de micose em gatos tratados começarão a desaparece em uma a duas semanas. A falta de lesões visíveis, porém, não deve ser levada como sinal de cura, pois os gatos ainda podem estar carregando o fungo. A única maneira de verificar é através de culturas fúngicas semanais. A eficácia do tratamento tópico é aumentada se combinado com antifúngicos sistêmicos para tratar o sistema imunológico. No estudo sobre o tratamento de micose das doutores Moriello e Newbury, em abrigos, gatos que receberam o tratamento sistêmico com itraconazol, juntamente com a imersão em enxofre, foram curados, em média, em 18 dias.

Riscos e efeitos colaterais

Em geral, os tratamentos com imersão em enxofre são bem seguros e têm poucos efeitos colaterais. Os gatos devem evitar se lamber depois da aplicação, do contrário o remédio causará úlceras na boca. Os doutores Moriello e Newbury relatam, em seu estudo, perda de pelo e pelagem secam como efeitos do tratamento, o qual também manchará a pelagem do gato de amarelo o verde, ainda que temporariamente, sumindo quando o pelo seca.

Custo e viabilidade

Os tratamentos com imersão de enxofre estão disponíveis online em muitos lugares, ainda que alguns revendedores comercializem apenas com veterinários ou requerem que ordenem os produtos para os clientes. O preço está aproximadamente entre R$30,00 a R$ 40,00 para 500 ml. A maioria dos veterinários pode fazer o tratamento em suas clínicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível