O impacto da Tecnologia da Informação sobre a contabilidade

Escrito por osmond vitez | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A Tecnologia da Informação (TI) gerou benefícios significantes para os departamentos de contabilidade. Redes e sistemas de computadores de TI encurtaram o tempo levado pelos contadores para preparar e apresentar informações financeiras para administradores e interessados. Além disso, a TI melhorou a eficiência e a precisão geral da informação em si.

Outras pessoas estão lendo

Sistemas computadorizados de contabilidade

O maior impacto causado pela TI na contabilidade é a habilidade das companhias de desenvolver e usar sistemas computadorizados para traçar e guardar transações financeiras. Livros de registro, planilhas manuais e demonstrações financeiras manuscritas foram todas refeitas em sistemas computadorizados que conseguem apresentar rapidamente transações individuais em relatórios financeiros.

A maioria dos sistemas de contabilidade mais populares também podem ser configurados para indústrias ou companhias específicas. Isto permite às companhias criarem relatórios individuais de maneira rápida e fácil para a tomada de decisões administrativas. Além disso, mudanças podem ser feitas relativamente mais fáceis para refletir qualquer mudança econômica em operações de negócios.

Funcionalidade aumentada

Os sistemas de contabilidade computadorizada também aumentaram a funcionalidade dos departamentos de contabilidade ao aumentar a atualidade da informação contábil. Aumentando a atualidade da informação, os contabilistas podem preparar relatórios e análises operacionais que dão à administração uma ideia precisa das operações atuais. O número de relatórios financeiros também melhorou devido aos sistemas computadorizados; demonstrações de fluxo de caixa, lucro e perda departamental e relatórios de quota de mercado são agora mais acessíveis com os sistemas computadorizados.

Precisão melhorada

A maioria dos sistemas computadorizados de contabilidade tem medidas internas de equilíbrio para assegurar que todas as transações e contas estejam devidamente equilibradas antes que as demonstrações financeiras sejam preparadas. Os sistemas computadorizados também não permitem que entradas no diário estejam desequilibradas ao serem inseridas, assegurando que as transações individuais estão devidamente gravadas.

A precisão também melhora ao se limitar o número de contadores que tem acesso à informação financeira. Menos acesso externo assegura que a informação financeira é ajustada apenas por supervisores qualificados.

Processamento mais rápido

Sistemas computadorizados de contabilidade permitem aos contadores processarem grandes quantidades de informação financeira e processá-las rapidamente através do sistema. O menor tempo gasto em transações individuais também diminuiu o tempo necessário para fechar cada período de contabilidade. Períodos de fechamento mensais ou anuais podem ser especialmente exigentes para os departamentos de contabilidade, resultando em mais horas e mais trabalho. Encurtar este período de tempo ajuda as companhias no controle de custos, o que aumenta a eficiência da companhia em geral.

Melhor relato externo

Relatórios enviados para investidores externos melhoraram através dos sistemas computadorizados de contabilidade. A melhora nos relatórios permite aos investidores determinar se uma companhia é um bom investimento para oportunidades de crescimento e tem o potencial de ser uma companhia de alto valor. As companhias podem usar estes investidores para financiamento de capital, o qual eles usam para expandir as operações de negócios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível