×
Loading ...

Impactos econômicos da mineração do quartzo rosa

O quartzo rosa, uma variação cor-de-rosa do cristal de quartzo comum, é extraído de uma pedra semipreciosa em várias regiões do mundo, incluindo-se os Estados Unidos, a Índia, o Brasil e alguns países da África. Embora a mineração do quartzo rosa renda relativamente pequenas quantidades da pedra, o impacto econômico da mineração, como parte do maior comércio de pedras preciosas, pode ser significativo, particularmente nos países em desenvolvimento.

O quartzo rosa é extraído em muitos países (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O quartzo rosa e os seus usos

Como as outras formas de quartzo, o quartzo rosa é um mineral ígneo formado a partir da solidificação do magma granítico nas profundezas da Terra. Por causa das suas variações de cor, do rosa pálido a tons de lavanda e roxo, o quartzo rosa é utilizado na fabricação de joias e esculturas, bem como em outras artes decorativas. Apesar de o quartzo rosa não ser uma verdadeira pedra preciosa, ele pode comandar preços de mais de US $ 1.000 por tonelada, e um saco de pequenos grânulos polidos pode custar entre US $ 10 e US $ 15 por quilo.

Loading...

O quartzo rosa e a mineração de pedras preciosas

Nos Estados Unidos, somente pequenas quantidades de quartzo rosa são extraídas, particularmente na Dakota do Sul, onde a pedra é símbolo do estado. No entanto, em outras partes do mundo, o quartzo rosa é extraído, como parte do comércio contínuo de pedras preciosas e semipreciosas. Nos países africanos do Malawi, Moçambique e Zimbabwe, por exemplo, o quartzo rosa é geralmente extraído junto com outras pedras em operações de pequena escala ou de mineração "artesanal", uma vez que a maioria dos depósitos de pedras preciosas são relativamente pequenos e de baixo rendimento.

Impactos econômicos positivos da mineração

Os impactos econômicos positivos da mineração de quartzo rosa e de outras pedras preciosas são amplamente vistos nos países em desenvolvimento, como os países africanos. Embora as operações de mineração criadas para extrair as pedras sejam, muitas vezes, relativamente pequenas, o estabelecimento das operações de mineração de qualquer porte em áreas subdesenvolvidas pode levar à melhoria de estradas, telecomunicações e recursos da comunidade. Em zonas em crise, a mineração de pedras preciosas pode ser uma fonte alternativa de renda durante determinadas épocas do ano, e novas minas podem trazer oportunidades de emprego.

Impactos negativos da mineração

Embora as operações de mineração de pedras preciosas tendam a ser relativamente pequenas, desde as minas "artesanais" de baixa tecnologia escavadas pelas pessoas às pequenas minas que funcionam como versões reduzidas de outras maiores, a mineração em geral, pode ter um impacto negativo sobre a terra e as comunidades em que ocorre. A falta de saneamento e higiene em torno da água circundante pode levar a doenças. A tecnologia de mineração insegura custa vidas quando os túneis colapsam ou os trabalhadores desenvolvem doenças pulmonares. Além disso, a poluição do ar e do solo tem um preço sobre os seres humanos e o meio ambiente. Embora o rendimento seja ínfimo, as consequências econômicas da mineração do quartzo rosa e de outras pedras semi-preciosas podem ser bastante graves.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...