Mais
×

Como impedir que os alimentos grudem nas panelas All-Clad

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A All-Clad Metalcrafters fabrica uma linha de panelas inoxidáveis que estão amplamente distribuídas online e em lojas de departamento. Os produtos da marca são feitos para chefs de restaurante que procuram algo durável e que possa ser levado à máquina de lavar louça. No entanto, os cozinheiros domésticos estão acostumados a panelas de teflon que não grudam e precisam adaptar seus hábitos ao usar uma panela de inox da All-Clad. Já que o aço inox é totalmente sensível ao calor, uma panela pré-aquecida e um fogo baixo são o segredo para que seu alimento não grude.

Instruções

    Pré-aquecendo

  1. Ligue o fogão a uma temperatura baixa ou média e coloque a panela All-Clad sobre a chama. Esse processo deve ser feito na mesma temperatura que você usará para cozinhar.

    Se a panela esquentar demais, retire-a do fogo por alguns minutos. A All-Clad recomenda fogo baixo ou médio para fritar, refogar ou ferver, pois suas panelas são feitas para reter calor tanto nas laterais quanto no fundo.

  2. Acrescente 10 ou 15 ml de óleo frio, manteiga ou margarina. Essa quantidade deve ser suficiente para cobrir a superfície do fundo. Aqueça a panela por um ou dois minutos sobre fogo médio ou baixo, como indicado na receita.

  3. Coloque o alimento na panela. Você escutará um chiado quando ele tocar o fundo da panela. Isso indica que o cozimento está sendo selado e criando uma barreira natural que evitará que ele grude. Não mexa o alimento até alcançar o cozimento desejado. Os açúcares naturais do alimento irão se caramelizar na superfície, desenvolvendo um sabor excelente e erguendo a comida da superfície da panela. Se, ao primeiro contato com o fundo, você escutar um estalido ao invés de um chiado, isso significa que a panela está quente demais e a comida poderá grudar.

    Limpando corretamente

  1. Para limpeza geral, polimento ou manutenção de suas panelas de aço, a All-Clad recomenda um limpador em pó suavemente abrasivo.

    A All-Clad também fabrica uma linha de panelas de teflon e, às vezes, pode parecer que o alimento está "lascando" ou grudando no fundo dessas panelas. Isso acontece devido ao resíduo de óleo que se acumula na panela com o uso constante. Ele se esconde em lugares dos quais não pode ser removido em uma simples lavagem. Em usos subsequentes, esse óleo acaba queimando e criando uma camada onde a comida gruda. Para remover essa camada, a All-Clad recomenda o uso de bicarbonato de sódio misturado com um pouco de detergente e água.

  2. Coloque um pouco do limpador em pó ou do bicarbonato dentro da panela. Adicione água quente e esfregue com um pano macio ou escova de náilon. Enxague com água fria e seque bem para evitar manchas.

  3. A All-Clad não recomenda o uso do lado mais abrasivo da esponja (verde) em nenhum de seus produtos, pois ele tende a espalhar a sujeira pela panela, e não removê-la.

Aviso

  • Se seu alimento fica constantemente queimado, grudando ou cozido demais, você provavelmente está usando o fogo muito alto.

O que você precisa

  • Panela All-Clad
  • Fogão
  • Óleo, manteiga ou margarina
  • Os outros ingredientes da receita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article