×
Loading ...

Como impedir um cão de pular o portão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas pessoas cercam seus quintais para que possam deixar seus cães saírem para brincar e fazerem suas necessidades. Infelizmente, alguns deles aprendem a saltar pelo portão da cerca para fugir. Apesar de poderem saltar a própria cerca, muitas vezes escolhem o portão, pois ele pode ser um pouco menor ou porque eles o vêem como o ponto de entrada e saída. Uma vez que eles tenham aprendido a pular para fora, pode ser difícil impedir, mas existem alguns passos que você pode experimentar antes de amarrá-los ou instalar um portão mais alto.

Instruções

  1. Não deixe que o cão saia para o quintal, a menos ele seja supervisionado. Você pode gostar da conveniência que é deixá-lo lá fora sozinho para ir ao banheiro ou correr pelo jardim, mas isso lhe dará a oportunidade perfeita para pular o portão. É preciso investir algum tempo de treinamento antes que você possa confiar em deixá-lo sozinho. Caso o cão seja deixado sozinho do lado de fora antes de estar bem treinado e acabar pulando o portão, o progresso será perdido. Você pode precisar manter o cão na coleira, até mesmo no quintal, até que o treinamento mostre resultados.

    Loading...
  2. Dê ao cão um curso de reciclagem a respeito de obediência básica sob circunstâncias controladas. Se nunca ensinou comandos como sentar, deitar, vir e ficar, você pode começar a partir do zero. Realize seu treinamento ou curso de reciclagem dentro de casa, para que o cão não tenha chances de pular o portão. Certifique-se de que o cão seja totalmente obediente antes de passar para a próxima etapa.

  3. Leve seu cão para fora e execute seus comandos de obediência. Mantenha estas sessões breves para que ele não se canse e queira fugir de você, pulando o portão. No final das sessões, recompense o cão com elogios e petiscos para que ele associe ficar no quintal a algo prazeroso.

  4. Leve o cachorro para fora por períodos mais longos. Depois de praticar brevemente os comandos de obediência, realize atividades divertidas, como jogar bola ou disco. Faça algo que prenda a atenção de seu cão. Caso ele vá para perto do portão, redirecione-o imediatamente, chamando-o e recompensando-o com elogios, para, em seguida, voltar ao jogo.

  5. Caso o cão se aproxime do portão ou pareça estar prestando atenção a ele, desvie-o imediatamente, chamando-o ou dando-lhe o comando para sentar e ficar. Você pode precisar fazer isso com firmeza, mas tente evitar broncas para não dar motivos para ele querer escapar. Se gritar com ele, isso pode lhe dar mais incentivo para pular o portão. Em vez disso, fique repetindo os comandos com calma, mas com firmeza, até que o cão responda.

  6. Dê ao cão mais independência gradualmente, uma vez que ele estiver perdendo o interesse no portão. Certifique-se de que o cão continue a ver o quintal como um lugar positivo onde ele receberá atenção e guloseimas. Se não brincar com ele o suficiente ou se deixá-lo sozinho no quintal por muito tempo, ele pode começar a saltar o portão novamente. Ao se eliminar essas razões, seu cão perderá o interesse em escapar.

Loading...

Dicas

  • Os cães saltam de um portão porque tal comportamento dá-lhes uma recompensa imediata. Caso estejam em busca de atenção ou exercício, ser livre para correr e socializar proporciona o que eles procuram. Você pode reduzir a vontade do cão de saltar e fugir, proporcionando o que ele estiver procurando dentro de casa. Um cachorro contente terá menos motivos e desejo de pular o portão.

Aviso

  • Ao treinar um cão para não pular um portão, cada pessoa da casa que levar o cão para fora deve aplicar as mesmas técnicas. A consistência é muito importante para o sucesso do treinamento.

Recursos

Loading ...
Loading ...