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Como impedir empregados de usarem seus celulares durante o trabalho

Celulares tornam possível falar com amigos, familiares, clientes e colegas a qualquer hora e lugar. No entanto, o uso do celular pode prejudicar o ambiente de trabalho e reduzir a produtividade. Empregadores estão aumentando as restrições de uso do celular no ambiente de trabalho por várias razões, incluindo produtividade. Com essa maravilha tecnológica vem considerações de prudência e cuidados, que são apenas algumas das razões pelas quais os empregadores estão implementando políticas de trabalho direcionadas ao uso de aparelhos celulares durante as horas de trabalho.

Instruções

Uso de celular no ambiente de trabalho pode ser uma distração (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Determine a razão principal pela qual você quer que seus empregados parem de utilizar celulares no trabalho. Algumas razões comuns para restringir a utilização de celulares inclui segurança, cortesia profissional e produtividade. Considere essas três razões além de outras. Revise qualquer reclamação que o setor de recursos humanos tenha a fazer sobre empregados usando celulares durante as horas de trabalho.

  2. Monitore a frequência e o tempo do uso do celular no ambiente de trabalho. Se relativamente poucos funcionários estão utilizando celulares, considere utilizar apenas um memorando lembrando os funcionários de que o uso de celulares é apropriado apenas durante as horas em que não estão trabalhando, como pausas, horário de almoço e antes e depois da hora marcada de trabalho.

  3. Observe onde os empregados usam os celulares. Se o uso ocasional não afeta a produção geral da sua organização, mas alguns empregados interrompem o trabalho, então discuta o problema individualmente com os funcionários aos quais o uso de celular atrapalham outros funcionários. Além disso, se você notar funcionários atendendo o celular ao invés de atendendo clientes, comunique a posição da companhia de modo que isso esteja afetando o atendimento ao consumidor. Sob nenhuma circunstância o uso de celular deve interromper reuniões formais ou apresentações, a não ser que seja alguma emergência séria.

  4. Reveja o manual do funcionário para políticas sobre os dispositivos de comunicação. Se sua empresa tiver uma política escrita, você talvez tenha que reintegrar a política via um memorando para todos os empregados ou durante reuniões de departamentos agendadas. Se um lembrete urgente for necessário, considere marcar uma reunião com todos os empregados para rever a política e anunciar a postura da companhia no uso de celulares.

  5. Revise a política da sua companhia para incluir o uso de celulares modernos, que podem mandar SMS, acessar internet e e-mail, escutar música ou usar outros aplicativos disponíveis através da tecnologia do celular. Planeje e desenvolva uma política escrita com relação a celular se você não tiver nenhuma. Certifique-se de incluir as consequências para violação quando você estiver desenvolvendo a política, e distribua cópias da mesma para todos os funcionários.

  6. Pense nas ramificações de implementar uma política que proíbe completamente o uso de celulares pelos funcionários. Para pais que trabalham, isso poderia significar que as crianças ou familiares não seriam capazes de contatá-los em emergências ou para ligações de rotina após a escola. Isso também pode levar os funcionários a se sentir como se eles precisassem se esquivar furtivamente para fazer uma ligação rápida ou privada. Ao assumir que a sua companhia é capaz de tal acordo, considere permitir que os funcionários possam usar os telefones de trabalho para conversas rápidas. Isso transmite uma importante mensagem para os seus empregados, de que você é justo e razoável.

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