Como impedir meu gato de arranhar a tinta da parede?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como impedir meu gato de arranhar a tinta da parede?
Dê um poste arranhador para o seu gato para impedir que ele fique tentado a arranhar suas paredes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Como parte dos comportamentos instintivos de um gato, ele precisa arranhar para ajudar a tratar e afiar suas garras. Infelizmente, às vezes ele arranhará algumas superfícies na sua casa, como as paredes, causando danos à pintura. Evite que seu gato faça isso e redirecione seu comportamento natural para algo mais aceitável tanto para você quanto para seu bichinho de estimação.

Outras pessoas estão lendo

Alternativas

Já que arranhar é um comportamento natural do seu gato, você precisará providenciar alternativas atraentes para que ele possa arranhar. Para isso, compre um arranhador em que ele possa unhar. Escolha uma textura que o seu gato goste, como papelão, sisal ou madeira. Se ele arranhar ao longo das suas paredes, arranje um poste vertical resistente e alto o suficiente para ele esticar completamente o corpo enquanto arranha. Espalhe um pouco de catnip sobre o poste para atrair o animal a usá-lo. Coloque o objeto na frente das áreas em que ele já tenha riscado na parede.

Dissuasão

Desencoraje seu gato de arranhar a pintura das paredes tornando as superfícies desagradáveis ​​para ele. Já que um felino deposita feromônios onde arranha, que consiste em químicos aromatizados que só outro gato consegue cheirar, você precisa limpar as superfícies com um limpador enzimático. Esses produtos retiram o cheiro, tornando as superfícies menos atraentes para o animal. Coloque uma fita dupla face sobre a pintura arranhada, para dar à parede uma textura pegajosa e desagradável para as patas dele. Para proteger sua parede, você pode colocar fita de pintura primeiro, já que ela não é tão pegajosa e não arrancará a tinta tão facilmente. Ou coloque a fita dupla face diretamente no chão, onde o felino geralmente fica em pé para arranhar. Você também pode pulverizar as superfícies com citronela, um aroma que os gatos não gostam, de acordo com o site PetEducation.com.

Modificação comportamental

Seu gato pode arranhar as paredes da casa devido ao tédio ou estresse. Para aliviar o tédio dele, compre uma variedade de brinquedos de gatos para ele brincar. Passe um tempo com ele e use brinquedos interativos para envolvê-lo e fazê-lo brincar com você todos os dias. Trate os comportamentos de arranhões relacionados ao estresse com o uso de um spray calmante de feromônio. O site Vetinfo também recomenda pedir ao veterinário para prescrever um medicamento antiansiedade para tratar o estresse do animal, aliviando seu comportamento destrutivo.

Cortar as unhas

Apare as unhas do seu gato a cada duas semanas para mantê-las embotadas. Use um cortador de unhas próprio encontrado em pet shops, para cortar as pontas afiadas de cada unha. Estenda cada uma pressionando o dedo com o polegar e o dedo indicador. Quando cortar as unhas, evite o sabugo, um vaso sanguíneo que atravessa a parte inferior da unha. Embora isso não elimine o comportamento indesejado de arranhar, o hábito de cortar as unhas do felino reduzirá os efeitos destrutivos dos arranhões em conjunto com as alternativas citadas na primeira etapa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível