Mais
×

Como impedir o inchaço da gengiva associado ao aparelho ortodôntico

Atualizada November 21, 2016

Os aparelhos ortodônticos são usados para endireitar dentes tortos e deixá-los melhor alinhados no maxilar. Dentes encavalados ou desalinhados podem levar a cáries, doenças periodontais e futura perda dos dentes. Aqueles que estão encavalados são difíceis de limpar e isso pode causa cárie ou doença na gengiva. Os aparelhos podem corrigir todas essas condições. Quando você os usa, pode ser difícil evitar o inchaço em sua gengiva por conta dos braquetes de metal e os fios em seus dentes. É importante ter uma boa higiene bucal durante o tratamento ortodôntico para evitar o inchaço da gengiva.

Instruções

É importante manter uma boa higiene bucal durante o tratamento ortodôntico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    O processo

  1. Escove seus dentes com uma pasta contendo flúor, pelo menos, duas vezes por dia enquanto você usar aparelho. Escovar os dentes remove a comida e a placa dos dentes e das gengivas, pois placa pode levar ao inchaço delas. Enquanto você usa aparelho, é uma boa ideia escovar a cada refeição, já que isso não só mantém as gengivas saudáveis, mas também remove os terríveis alimentos presos no aparelho.

  2. Passe fio dental nos dentes, pelo menos, uma vez por dia para massagear e limpar suas gengivas, preferivelmente à noite. Passar o fio dental enquanto você usa bráquetes de metal e fios pode ser demorado, mas é muito importante para a saúde das gengivas. Para facilitar a passagem entre seus dentes, utilize um passador de fio dental.

  3. Use um spray de água para limpar toda a volta dos seus dentes. Isso ajuda a remover as partículas de alimentos que ficaram presas em lugares difíceis de alcançar.

  4. Use o enxaguante bucal com flúor uma vez por dia para limpar e fortalecer os dentes e as gengivas ou faça um enxaguante caseiro, usando água quente e um pouco de sal, para limpar suas gengivas.

  5. Faça uma limpeza dentária com um higienista bucal, pelo menos, duas vezes por ano. Realize também um exame regular dentário e raios-x duas vezes por ano.

  6. Não coma balas grudentas ou chicletes que podem ficar presos no meio dos bráquetes, dificultando a limpeza com o fio dental. Tome vitaminas como a vitamina C para promover a saúde do tecido da gengiva. Pare de fumar, já que o fumo pode destruir esse tecido e causar seu inchaço.

  7. Escolha um aparelho invisível, ao invés de bráquetes de metal e fios, para impedir o inchaço da gengiva. Esse aparelho é transparente e removível, e o paciente pode colocá-lo e tirá-lo quando necessário. O benefício desse tipo de tratamento ortodôntico é que o aparelho pode ser tirado da boca para uma limpeza mais fácil com a escova e com o fio dental.

Coisas Necessárias

  • Escova de dente
  • Pasta
  • Fio dental
  • Passador de fio dental
  • Spray de água
  • Enxaguante bucal
  • Água
  • Sal
  • Limpeza dentária
  • Exame dentário
  • Vitamina C
  • Aparelho invisível/removível
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article