×
Loading ...

Como impedir que um tecido transparente deslize ao cortá-lo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao usar tecidos finos e transparentes para fazer cortinas para a sua sala ou como parte de um vestido formal, as pessoas normalmente têm problemas com eles saindo do lugar na hora do corte. Diferentemente de tecidos mais grossos, os transparentes possuem uma tendência a deslizar, pois são leves e escorregadios. Por isso, eles são difíceis de cortar com precisão. Use papel de seda para impedir que seu tecido transparente saia do lugar na hora em que você for cortá-lo.

Instruções

Os tecidos transparentes são difíceis de cortar (summer silks image by Barbara Carlile from Fotolia.com)
  1. Forre o tecido na mesa por cima de uma base de corte. Ela é opcional, mas protegerá a superfície da sua mesa de arranhões dos alfinetes e da tesoura. Ao cortar um tecido transparente, o preferível é usar uma superfície maior para evitar seu deslizamento. Não permita que muito tecido fique pendurado pelas beiras da mesa, pois o peso dele puxará o restante.

    Loading...
  2. Coloque o papel de seda por baixo e por cima do tecido. Prenda as bordas das três camadas com alfinetes. O papel de seda dará mais peso ao tecido para que ele não deslize na hora em que você estiver cortando. Na hora de prender, você poderá usar alfinetes comuns ou específicos para seda. Eles são excelentes para usar com tecidos delicados, pois são mais finos e criam um furo menor.

  3. Dobre o tecido, se necessário, e coloque os moldes por cima. Prenda-os no lugar usando mais alfinetes.

  4. Corte o sanduíche de papel de seda, tecido, papel de seda e molde usando uma tesoura bem afiada. Se ela estiver cega, acabará rasgando o tecido e fazendo com que ele se desfie.

Loading...

Dicas

  • Em adição ao papel de seda, você também pode utilizar estabilizadores laváveis para dar mais peso ao tecido e torná-lo mais fácil de cortar. No entanto, nem todos esses produtos são apropriados para tecidos transparentes. Verifique as instruções do fabricante para selecionar um estabilizador adequado para seu tipo de tecido.
  • Alguns artesãos recomendam o uso de pesos para segurar o tecido no lugar na hora do corte.

O que você precisa

  • Mesa grande e plana
  • Base de corte (opcional)
  • Tecido
  • Papel de seda
  • Alfinetes comuns ou específicos para seda
  • Molde
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...