Que tipo de impermeabilizante usar no banheiro?

Escrito por sunshine menefee | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de impermeabilizante usar no banheiro?
Escolha o impermeabilizante correto para o seu banheiro (shower image by Adkok from Fotolia.com)

Saber que tipo de rejunte impermeabilizante usar em cada projeto é extremamente importante, visto que há diversos tipos disponíveis e muitos têm funções específicas. Cada tipo é produzido com materiais que afetam o processo de modelagem e secagem, além da durabilidade e possibilidades de pintura. Ter um conhecimento básico sobre impermeabilizantes o ajudará a saber qual o tipo correto para o seu banheiro.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de impermeabilizante

Impermeabilizantes são utilizados de várias maneiras para vedar vãos e aberturas. Encanadores utilizam impermeabilizantes feitos com compostos flexíveis que criam uma membrana à prova de água ao redor de banheiras e chuveiros, sendo colocados também em juntas de expansão.

Existem quatro tipos de impermeabilizantes: borracha, poliuretano, látex e silicone. Selantes de borracha são usados normalmente em telhas e calhas, enquanto o poliuretano é comum em ambiente marinhos e de alvenaria. Já o látex e o silicone são utilizados em banheiros e cozinhas. Muitos impermeabilizantes trazem indicações de uso no rótulo, porém é importante saber qual usar em cada projeto.

Látex

O látex, ou látex acrílico, adere a muitas superfícies e pode ser facilmente lavado com água. Feito à base de água, é o mais barato dos impermeabilizantes, além de ser o que oferece mais possibilidades de aplicação. Seu cheiro normalmente não é forte e requer pouca preparação na superfície em que será aplicado. O látex acrílico é fortificado com acrílico para aumentar a flexibilidade e, apesar de encolher mais e secar mais lentamente se comparado ao silicone, pode ser encontrado em diversas cores ou então pintado. Esse produto perde a eficácia quando exposto à temperaturas altas ou ao sol.

Silicone

Impermeabilizantes de silicone são ideias para áreas com alta umidade. Por serem muito resistentes e flexíveis, são usados em juntas de expansão em parede de azulejo. O material permite que as superfícies sejam movidas sem quebrar a membrana à prova de água, além de ser muito resistente ao mofo. O silicone tem melhores resultados quando usado em superfícies não porosas, sendo importante que a área de aplicação esteja limpa para garantir a aderência. Este impermeabilizante produz um cheiro forte durante a aplicação, portanto uma ventilação adequada é essencial. Além disso, ele é mais difícil de ser trabalho do que o látex e possui apenas cores básicas.

Novos produtos

Novas tecnologias vêm surgindo e aprimorando as características de impermeabilizantes tanto de látex quanto de silicone. Alguns fabricantes já oferecem materiais de silicone pintáveis, além de produtos de secagem rápida - que reduzem o processo de 24 para até três horas. Há ainda os látex "siliconados", feitos com pequenas quantidades de silicone e que apresentam maior durabilidade, aderência e resistência ao mofo. Por fim, a Microban tem alguns produtos que aumentam ainda a mais a resistência ao mofo dos impermeabilizantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível