×
Loading ...

Como impermeabilizar pisos de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O concreto é uma substância porosa. A água e a umidade podem migrar através do cimento, especialmente em áreas onde o piso de concreto é colocado abaixo do nível do solo. As fortes chuvas ou sistemas de drenagem utilizados de forma inadequada podem permitir que a água do solo se infiltre através da superfície porosa. A vedação ou impermeabilização de pisos de concreto pode ser conseguida, desde que todas as rachaduras e buracos sejam preenchidos e a humidade seja removida da área. Isso pode incluir a instalação permanente de um desumidificador em áreas como porões ou salas fechadas.

Instruções

Com alguns passos simples o chão de concreto não vai mais absorver água (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Instale um desumidificador na área fechada que tem o piso úmido. Remova o máximo de umidade possível, enquanto você está realizando a impermeabilização do piso de concreto.

    Loading...
  2. Vede todas as rachaduras no chão junto às paredes usando uma massa para calafetar concreto de boa qualidade. Tenha certeza que a área a ser calafetada esteja o mais seca possível. A maioria dos produtos para calafetar não aderem em superfícies molhadas.

  3. Coloque a espuma selante em todas as aberturas da parede para parar a entrada do ar externo no espaço fechado, se possível. As variações de temperatura do ambiente externo para os espaços interiores fazem as correntes de ar carregarem umidade para dentro dos cômodos.

  4. Aplique um selador epóxi de duas partes no piso de concreto seco. Siga as instruções de instalação do fabricante. Vários selantes à base de epóxi vão ter instruções diferentes quanto ao processo de aplicação. Selantes de epóxi irão aderir melhor à superfície de concreto do que um químico claro ou um selador tipo látex. Com o tempo, o selante de látex pode se afastar do piso de concreto devido à migração de umidade. O selador epóxi irá se ligar permanente à superfície porosa.

  5. Instale calhas pendendo para um beiral, que possa permitir que a água flua sob o nível do piso de concreto. Inspecione o nível externo e molde o chão para que toda a água flua para longe do piso de concreto e não de volta para a casa.

  6. Coloque um sistema de drenagem francês em torno do perímetro da casa. A tubulação perfurada com cascalho vai levar para longe qualquer água subterrânea existente e drená-la da área. Em alguns casos, o dreno pode ter que ser colocado tão fundo quanto o nível do chão do porão.

Loading...

Dicas

  • Trate apenas pisos de concreto totalmente prontos. O concreto pode demorar até um ano antes que qualquer selante permanente possa ser aplicado à superfície. Selar o concreto antes que ele seque completamente pode prender a umidade sob o selante e causar rachaduras prematuras e fissuras na superfície do cimento.

O que você precisa

  • Desumidificador
  • Massa para calafetar para concreto
  • Espuma selante
  • Selador epóxi para concreto
  • Calhas de chuva (opcional)
  • Dreno francês (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...